Setor de atendimento ao cliente é fundamental para as empresas acompanharem o mercado

Com as ligações dos clientes, a comunicação se dá de maneira eficiente e as organizações conseguem informações valiosas

Os SAC's ganharam força após a criação do Código de Defesa do  Consumidor /Foto: Reprodução

Muitos dos profissionais que atuam na área de televendas se relacionam com os clientes por meio do SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.  Esse canal de comunicação é de suma importância para quem adquire o produto ou serviço, o qual tem suas dúvidas e reclamações ouvidas, mas ainda mais precioso para a empresa.

Os SAC’s ganharam impulso após a criação do CDC - Código de Defesa do Consumidor, em 1991. Com as novas regras, a comunicação entre empresa e cliente foi facilitada, permitindo a melhora no diálogo entre as partes e possibilitando que os consumidores buscassem os próprios direitos. Para atender toda essa demanda, as empresas organizaram setores com atendentes totalmente focados para resolver as solicitações dos clientes.

“As empresas do setor de alimentação, conscientes da importância dos serviços de atendimento telefônico, foram as pioneiras no fornecimento de telefones gratuitos para uso de seus consumidores finais, antecipando-se muitos anos ao CDC”, afirma a especialista em telemarketing, Ana Paula Andrade.

Produtos que não trazem os telefones de SAC na embalagem são raramente encontrados no mercado atualmente, sobretudo porque as empresas reconheceram a importância desse setor. A partir das ligações espontâneas dos clientes, as empresas conseguem obter informações de mercado, conhecendo os produtos que eles desejam ou necessitam no momento.

Além disso, essa comunicação permite que a empresa consiga corrigir possíveis falhas de maneira mais ágil, já que o relacionamento com o consumidor se dá diretamente. Essas vantagens são benéficas para o marketing e planejamento estratégico da organização, podendo ainda resultar em uma forma de propaganda positiva quando um problema é prontamente solucionado.

“A empresa que tem SAC atuante percebe que esse serviço, além de útil ao consumidor, é ainda mais útil para a própria empresa, que passa a ter condição de medir sua atuação no  mercado, acompanhar a performance de seus produtos ou serviços e identificar oportunidades de lançamentos”, explica Andrade, que também é professora do Curso Online de Treinamento de Televendedores da UOV.

 

Por: Lorena Tolomelli

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