Como montar uma criação de galinhas caipiras

"A galinha caipira é uma das mais queridas como prato alimentar porque sugere que é uma galinha mais saudável, o que realmente é"

Veja como começar uma criação de galinha caipira com informações sobre manejo, cuidado e montagem de estrutura. A galinha caipira é uma das mais queridas como prato alimentar porque sugere que é uma galinha mais saudável, o que realmente é. Ela recebe este nome por sua alimentação ser bem natural e por sua criação ser livre. Deste modo, qualquer galinha pode ser chamada de galinha caipira, pois o que determina mesmo é a forma como esta é criada e não a raça a que pertence.

As galinhas caipiras são as preferidas para alimentação pelos naturalistas, os que curtem um alimento saudável, pois elas não recebem alimento industrializado nem bombas de hormônio para ganhar peso. É tudo um processo natural que mais lembra as criações de sítio e casas do interior. Por isso, são consideradas mais caras no preço de venda, uma vez que são livres de agrotóxicos, hormônios e alcançam pouco peso, mas possuem uma carne mais saudável para a alimentação humana. O preço de um quilo de galinha caipira é cerca de 20% mais caro que as demais aves brancas de criação em granja com fim industrial e mais de 30% se comparada as pré-prontas para a alimentação. Mas segundo os seus compradores, vale a pena pelo sabor diferenciado e a qualidade do alimento que estão levando para casa.

Estrutura de uma criação de galinha caipira

Este é o tipo de criação que pode ser feita voltado para duas finalidades: consumo próprio ou venda. Em ambas finalidades descritas anteriormente, o que vai mudar mesmo é o porte da área onde vão ser criadas as galinhas, que deve ser o mais natural possível. O ideal é que seja construído um espaço com cobertura em madeira, telhas ou outro material Porém, é interessante que a terra no chão seja mantida, o que irá deixar a galinha mais saudável também por fazer os exercícios de ciscar sem se machucar com o cimento.

A galinha caipira tradicional é aquela que anda pelos quintais livremente, então quanto mais espaço tiver no criadouro melhor. No interior, elas são criadas e vendidas desta forma em feiras livres e o que o criador em centros urbanos irá fazer é reproduzir o mesmo ambiente rural em um pequeno espaço. O ideal é que seja mantida uma área que acople até quatro galinhas por metro quadrado, para que elas circulem e se alimentem a vontade e de maneira natural.

Uma sugestão é construir um barracão em madeira com tela arredondada na parte frontal para que as galinhas possam receber luz solar, se proteger de chuva e frio, não possam fugir e ainda serem observadas caso algo esteja errado no ambiente. A área coberta também será a responsável por proteger as aves de predadores como cachorros, gaviões, ratos, gatos, entre outros.

No mesmo espaço pode ser construída a área de encubação, chamada de chocadeira, para quando os ovos forem postos e separados da mãe para garantir o crescimento e assim gerar mais galinhas e aumentar o lucro. Os ovos podem ser separados entre os que vão ser chocados e os que vão ser vendidos, mas para isso é preciso uma observação diária para, assim que os ovos forem postos, serem separados das mães, pois se começarem a ser chocados eles já serão férteis e não poderão ser destinados para consumo.

Toda essa estrutura para ser montada não deve passar dos R$ 1 mil. Por isso, a criação de galinhas caipiras é considerada a mais rentável e barata para iniciação, pois o capital de investimento inicial é bem baixo.

Galinhas matrizes

Não compre em granja a galinha caipira para começar uma criação. O ideal é que sejam compradas as matrizes de outros criadores, pois elas virão férteis e com boa qualidade de reprodução. Antes de começar a criação, é recomendado que sejam avaliadas por um zootécnico para verificar a qualidade da ave e seu estado de saúde para que não tenha prejuízos posteriores com fornecedores.

Alimentação da criação de galinhas caipiras

Como é preferível manter a maior naturalidade possível das aves, o ideal é que estas sejam alimentadas apenas com milho e não com ração. A ração é a maior responsável pelo aumento do peso, mas também tem influência sobre o seu sabor, maturação e não é a alimentação natural da ave. No interior, os criadores alimentam galinha caipira única e exclusivamente com milho, que pode ser comprado em casas de ração. As galinhas também podem ser alimentadas com verduras, pois elas adoram. Pode-se ainda administrar restos de comida como arroz e macarrão, desde que estes restos não contenham carne e não sejam muito gordurosos.

Coloque alimento duas vezes ao dia para que as galinhas sejam estimuladas a comer, mas não muito mais que isso para não danificar a rotina da ave. Coloque o  milho ou alimento sempre ao amanhecer e depois do almoço. Assim, no outro dia elas irão comer bem mais por terem passado mais de oito horas sem se alimentar.

Cuidados com a criação de galinhas caipiras

Galinhas são aves que sujam em seus ciscados e defecam bastante. Para evitar que a criação se contamine com doenças, limpe diariamente a área com vassoura e coloque água limpa. A cada dois meses, é recomendável acrescentar um pouco de vermífugo especifico para galinhas na água para que todas estejam protegidas contra verminoses.

As galinhas geralmente colocam ovos ao amanhecer, sendo importante que elas estejam presas em gaiolas durante a noite para que os ovos não fiquem espalhados pelo criadouro e possam ser perdidos ou pisoteados. Uma dica é tornar rotina a observação de cada canto do galinheiro sempre pela manhã, principalmente na primavera, quando elas põem, em média, um ovo por dia, às vezes mais. Sempre coloque o ovo contra a luz para verificar se ele é fértil. Você irá conseguir ver uma gema com nervos saindo, como pequenas tiras, sinais de enervação. Caso não seja, podem ser vendidos, pois ovos de galinha caipira são considerados bem mais nutritivos que galinha de granja e com valor maior de mercado.

 

Fonte: www.novonegocio.com.br

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

FLAVIO BALDONI DA SILVA

16 de ago de 2021

Boa tarde. Por gentileza poderiam me dar mais informações sobre o curso de criação de galinhas caipiras e produção de ovos. Por e-mail. Att Flavio

Resposta do Portal Cursos UOV

17 de ago de 2021

Olá, Flávio! Como vai?              

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Ficamos felizes com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para ajudar você nessa questão.

Atenciosamente,

Marcela Teixeira.

Eliseu Xavier Dias

21 de dez de 2020

quero fazer curso sobre criação de galinhas caipira para produção de ovos

Resposta do Portal Cursos UOV

23 de dez de 2020

Olá, Eliseu 

Como vai?

Agradecemos seu contato e sua preferência.

Vou pedir a uma de nossas consultoras para entrar em contato com você. Elas possuem todas as informações relativas aos Cursos CPT e podem esclarecer todas as suas dúvidas.

Caso não queira esse tipo de contato, anote o nosso  WhatsApp (31) 99294-0024. Ficaremos muito felizes em atendê-lo.

 Atenciosamente,

Erika Lopes

Ednada Monteiro da Silva

30 de jul de 2020

Curso de galinha caipira para iniciante

Resposta do Portal Cursos UOV

30 de jul de 2020

Olá,Ednada 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

antonio ivan carvalho muniz

28 de jun de 2020

Olá Bom Dia, eu tem um grande sonho, Que montar uma pequena granja, Mais eu estou querendo umas dicas, como se iniciar, como se fazer os primeiros passos, Eu já tenho uma pequena área ,

Resposta do Portal Cursos UOV

30 de jun de 2020

Olá, Antonio

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Edimilson Pereira dos Santos

27 de jun de 2020

Eu quero muito criar galinhas caipira e poeiras na minha chácara!

Resposta do Portal Cursos UOV

30 de jun de 2020

Olá,Edimilson

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para você!

Atenciosamente,
Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você