Produção de café: controle da broca-do-café

Um dos fatores essenciais para o sucesso da produção de café é o controle de pragas do cafeeiro, como a broca-do-café

Produção de café: controle da broca-do-café

“Todo cafeicultor deseja que seu cultivo alcance alta produtividade. Para isso, é indispensável conduzir a lavoura de café, com o máximo de conhecimento, para garantir o bom desenvolvimento dos cafeeiros. Um dos fatores essenciais para o sucesso da produção de café é o controle de pragas do cafeeiro”, afirmam Daniel Marçal de Queiroz, Francisco de Assis Carvalho Pinto e Mauri Martins Teixeira, professores do Curso CPT a Distância e Online Pragas do Cafeeiro - Reconhecimento e Controle.

Na cafeicultura, o manejo integrado mostra-se como uma prática das mais eficazes para evitar o ataque de pragas no cafezal. Por meio dele, prepara-se adequadamente o solo, descartam-se os restos vegetais contaminados, monitoram-se continuamente os cafeeiros, implantam-se sistemas de irrigação apropriados, aplicam-se defensivos agrícolas prescritos apropriadamente por engenheiro agrônomo.

A broca-do-café (Hypothenemus hampei) incide sobre todas as regiões produtoras de café, não apenas no Brasil como também em países em todo o mundo. Seu ataque concentra-se nos frutos independentemente do seu estágio de maturação. Além de reduzir o peso dos frutos, a qualidade do café é seriamente comprometida. No auge da infestação, o índice de grãos de café brocados e quebrados é elevado, o que desqualifica o produto e reduz o seu valor comercial.

Principais métodos de controle da broca-do-café

Controle biológico


No controle biológico da broca-do-café, é utilizado um inimigo natural da praga. O controle com a vespa-da-costa-do-marfim (Cephalonomia sp.) surte bons resultados se a área infestada for pequena. Há também o controle com o fungo Beauveria bassiana, que veda o buraco feito no fruto pela broca. Como não tem como sair para se alimentar de outros frutos, a broca morre envolvida em um tufo branco.

Controle cultural


O controle cultural começa com colheita correta dos cafeeiros, para evitar quaisquer condições favoráveis ao desenvolvimento da broca-do-café. Os restos vegetais também devem ser devidamente descartados. Outra prática eficaz é a destruição dos cafezais antigos, propícios ao abrigo e à multiplicação da praga. A conscientização dos cafeicultores também impede que a broca-do-café seja disseminada pela região.

Controle químico


O controle químico só é recomendado quando a infestação da broca atingir de 3% a 5% da lavoura de café. O inseticida deve ser prescrito por engenheiro agrônomo e deve ser pulverizado apenas nos talhões acometidos pela praga. Com isso, o produtor de café reduz o uso de mão de obra e não desperdiça produto. Após a aplicação, o cafeicultor deve monitorar o cafezal para identificar se houve redução ou controle do ataque.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Cafeicultura.

Leia o artigo "Produção de café: pragas que atacam o cafeeiro."

Fonte: agrolink.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você