Como não errar na hora de inovar

Ao contrário do que muitos pensam, a inovação não começa com uma ideia: ela começa com uma solução

Inovação

No âmbito empresarialinovação é a palavra-chave para o sucesso de qualquer empresa. Prova disso é que as empresas que mais inovam são as que mais crescem. Porém, há um problema: muitas empresas, no anseio de se tornarem inovadoras, acabam cometendo alguns erros que podem ser cruciais, o que leva a uma estagnação no crescimento.

Hélvio Tadeu, professor do Curso Online UOV Como Administrar Pequenas Empresas, ressalta que, na administração, independente do tamanho da empresa, é preciso apostar sempre em inovação. Com ela será possível dar visibilidade aos produtos, à empresa e, também, será possível crescer e maximizar os lucros.

A seguir apresentamos alguns erros comuns na tentativa de inovar, que poderão ser facilmente evitados:


Foco em ideias inovadoras em vez de solucionar problemas

Ao contrário do que muitos pensam, a inovação não começa com uma ideia: ela começa com uma solução. Para detectar algum problema que precise ser resolvido para seus clientes é preciso:

- Estar sempre em contato com eles e conhecer quais são seus reais anseios em relação ao seu produto/serviço;

- Realizar pesquisas de satisfação, a fim de verificar em qual ponto sua empresa peca, além de realizar pesquisas de mercado para verificar quais são as possíveis tendências.

Pensar em soluções antes de definir qual o problema

Relacionando-se com o item anterior, a inovação surge a partir de uma solução. Porém, antes, é preciso definir muito bem qual o problema para que a sua empresa não perca tempo resolvendo um problema de forma equivocada. Em um exemplo prático, temos Steve Jobs, dono da prestigiada Apple. Steve Jobs criou um problema a ser resolvido: Como colocar 1000 músicas no meu bolso? A partir disso, a solução encontrada foi a de criar um dispositivo pequeno que conseguisse armazenar todos esses dados, o iPod.

Objetivar grandes mercados no começo, em vez dos pequenos

O objetivo de toda empresa é alcançar os grandes mercados e essa estratégia é muito válida. Porém, em um primeiro momento de tentativa de inovação, essa ideia pode não ser muito boa. Isso acontece porque as ideias novas são mais difíceis de serem aceitas pelo público. Portanto, pensar em pequenos mercados a princípio pode ser uma excelente aposta para, futuramente mirar nos mercados maiores.

Acreditar no pioneirismo como garantia de sucesso

Estudos mostram que as empresas pioneiras apresentam uma taxa grande de fracasso. Isso nos mostra que ser o primeiro a lançar um produto inovador pode não fazer tanto sucesso quanto se imagina. As empresas que seguem a pioneira possuem muito mais informações em relação ao produto, ao mercado e ao comportamento do consumidor e, por isso, possuem muito mais chances de prosperar do que de fracassar.

Não fazer antes o teste de conceito

Um teste de conceito é uma pesquisa que é realizada para avaliar quais são as condições de aceitação de um produto novo e o potencial de mercado, antes mesmo do lançamento. A partir desse teste é possível identificar as percepções, necessidades e desejos dos consumidores em relação ao produto que se pretende lançar. E isso acaba por se tornar vantajoso, ao permitir uma visão do seu produto a partir de vários pontos e obter informações sobre o que precisaria ser modificado e/ou melhorado.

Conheça nossos Cursos Online da Área Gestão Empresarial:


Curso Online Como Administrar Pequenas Empresas
Curso Online Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding
Curso Online Administração Financeira na Pequena Empresa

Fonte: MINDMINERS – mindminers.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você