O feedback para equipes de trabalho

É preciso saber falar e ouvir sua equipe de trabalho na hora de dar um feedback

O feedback

Na relação entre líder e equipe a hora do feedback se torna um dos momentos cruciais para a empresa no geral, pois é nesse momento que serão revistos todos os pontos positivos e negativos, pensando no que pode ser melhorado e no que pode ser aperfeiçoado. Porém, não é de qualquer forma que um feedback deve ser feito.

O Professor do Curso Online UOV Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, Hélvio Tadeu, explica que equipes são pessoas que trabalham juntas por um objetivo comum, com maturidade, boa comunicação, bom uso do tempo, lidando de forma correta com os problemas da empresa. É nessas horas que o bom uso do feedback se torna essencial para promover o bem-estar da equipe e aprimorar as relações interpessoais.

Porém, é preciso muita atenção à hora do feedback. Essas reuniões podem terminar de forma produtiva, como também de forma negativa. Caso algum funcionário sinta que não tenha sido reconhecido ele pode pensar em pedir demissão ou caso algum funcionário não perceba que precisa melhorar, ele pode não perceber, também, que essa é sua última chance de mostrar resultado.

Para não errar mais, anote todas essas dicas para fazer um ótimo feedback para sua equipe:


- Prepare-se

Ainda que pareça óbvio, é preciso preparar-se para fazer o feedback. Muitos gestores chegam na reunião totalmente despreparados e o resultado disso pode ser desastroso, haja vista que informações importantes passarão despercebidas e pontos cruciais podem não ser citados.

- Faça um roteiro

Durante o seu trabalho, faça uma planilha e vá marcando pontos essenciais para o seu feedback. Dessa forma, nada será esquecido e alguns pontos, ainda que mínimos, serão lembrados e poderão acrescentar muito à reunião.

- Seja descontraído

Essas reuniões sempre têm um clima pesado e mais tenso. A solução para isso é “quebrar o gelo” e tentar, ao início, descontrair, perguntando aos seus funcionários sobre assuntos mais leves, deixando as questões profissionais para depois. Dessa forma você deixará o clima mais leve e poderá passar todas as informações necessárias com calma e maior receptividade.

- Faça um resumo

Faça uma breve apresentação de todos os assuntos que serão tratados para que todos tenham conhecimento até que ponto a reunião chegará. Com isso, os funcionários se sentirão mais confortáveis e estarão mais por dentro do assunto, podendo dar opiniões pensadas e relevantes.

- Seja sincero

Ainda que seja muito cruel apontar as falhas dos outros, é preciso apontá-las. Porém, isso pode ser feito de uma forma mais sutil e sem constrangimento. Reconhecer os pontos positivos também é válido para fortalecer a relação de trabalho.

- Comece pelos pontos fortes

Sabe aquela brincadeira de “notícia boa e notícia ruim”? Então, apostar em dar primeiro a notícia boa pode funcionar muito bem para uma reunião de feedback. Dessa forma a reunião fica mais amena e será mais fácil chegar aos pontos fracos, sem que eles causem desespero nos funcionários.

- Evite comparações

Ninguém gosta de se sentir pior do que o outro e, numa equipe de trabalho, isso não poderia ser diferente. É possível apresentar todos os pontos fortes e fracos de alguém sem compará-los com outros funcionários, pois isso gera um desconforto no funcionário “pior”. Lembre-se que o principal objetivo do feedback é apontar soluções, não apresentar falhas ou mostrar os culpados.

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Fonte: Agendor Blog – agendor.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

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