PMBOK. O que é?

Esse guia se tornou um marco na história do gerenciamento de projetos

Ideia - gestão de projetos

Os professores do Curso Gestão de Projetos - PMBOK e Métodos Ágeis, José Júnior Lima e Paulo Veríssimo, pontuam que todo negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte, exige a elaboração de projetos para diversos fins, cabendo ao gestor uma eficaz execução.

Por consequência, um projeto bem gerenciado propicia maior taxa de cumprimentos dos prazos, escopo e orçamento, maior probabilidade de atingir objetivos, menor risco a fracasso, menor taxa de retrabalho e desperdício de recursos e, sobretudo, maior taxa de sucesso.

Nesse contexto, surge o PMBOK, como uma bíblia para empreendedores que desejam gerenciar projetos com excelência. Siga a leitura desse artigo para entender do que se trata essa sigla!

O que é PMBOK?


Trata-se de uma publicação com o nome “Guide to the Project Managemente Body of Knowledge", criada peo Project Management Institute. Seu nome significa, em tradução livre, guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos e essa publicação é um marco na história da gestão de projetos.

Porém, é preciso levar em conta que o PMBOK não é uma metodologia, e sim uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas.

O que é um projeto, de acordo com o PMBOK?


O PMBOK entende um projeto como algo que tem fim, isto é, é temporário. Isso significa que todo projeto tem início e fim bem delimitados com a intenção de se atingir um objetivo exclusivo, o que torna esse projeto único.

Porém, projetos são conduzidos por pessoas, que possuem limitações de recursos. São planejados, executados e controlados durante toda a sua duração. A partir disso é possível concluir que projetos são diferentes de processos e operações, haja vista que os dois últimos são contínuos e repetitivos, ao passo que o projeto é único.

Para o PMBOK, qual o conceito de gerenciamento de projetos?


Para o guia, gerenciar projetos significa aplicar habilidades, conhecimentos, ferramentas e técnicas nas atividades da iniciativa com o intuito de cumprir seus requisitos. É composto por cinco processos, que ajudam a entender melhor o seu conceito:

- Iniciação;
- Planejamento;
- Execução;
- Monitoramento e Controle;
- E encerramento.

Quais benefícios o PMBOK proporciona?


A partir de uma lista extensa de benefícios proporcionados pelo PMBOK é possível destacar que a partir de suas orientações, o guia:

- Padroniza atividades do gerenciamento do projeto;
- Melhora o fluxo de comunicação entre as partes envolvidas;
- Reduz a negligência de atividades importantes;
- Dá ênfase no uso eficiente de recursos;
- Controla o andamento do projeto;
- Trata os riscos de forma otimizada;
- Potencializa a chance de o projeto obter sucesso.


Fonte: Project Builder – projectbuilder.com.br
por Renato Rodrigues.

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