Sistemas de irrigação por aspersão convencional permanente e portátil

Quando bem planejada, a irrigação por aspersão convencional aumenta a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura

Sistemas de irrigação por aspersão convencional permanente e portátil

“Quando bem planejada, a irrigação por aspersão aumenta a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura. Com isso, o produtor alcança maior rentabilidade, além de maior força competitiva no mercado. Portanto, um bom projeto de irrigação por aspersão é um passo indispensável a todo produtor rural que busca o sucesso”, afirmam Carlos Henrique Ramalho Ferenc, Francisca Zenaide de Lima e José Dermeval Saraiva Lopes, professores do Curso CPT a Distância e Online Projeto de Irrigação por Aspersão.

No sistema de irrigação por aspersão convencional, a aplicação da água ocorre com a divisão dos jatos de água em forma de gotículas, que se precipitam no solo como chuva artificial. Sob pressão, a água passa por pequenos orifícios, com a ajuda de um sistema de bombeamento instalado no equipamento. No momento em que a água passa pelo conjunto de tubulações, sua pressão aciona os aspersores.

Principais vantagens da irrigação por aspersão convencional:


->Não causa erosão do solo;
->Não há perdas de área cultivável;
->Não exige horário específico para aplicação;
->Não requer sistematização do terreno.

Sistema de irrigação por aspersão convencional permanente


Na irrigação por aspersão convencional permanente, as tubulações são fixas, mas abrangem toda a área a ser irrigada. Esse sistema pode ser totalmente permanente, com canalizações enterradas, e parcialmente permanente, com canalizações portáteis. Mesmo sem a movimentação das tubulações de uma área para outra, não se recomenda irrigar toda a área de uma vez.

Isso porque o produtor rural aumentaria os custos de produção e desperdiçaria grande volume de água. Além disso, para tornar possível o procedimento, seriam necessárias tubulações de diâmetro maior, o que encareceria o sistema. Por isso, a área deve ser dividida em parcelas para que a irrigação seja feita em sequência. Além de abranger toda a área satisfatoriamente, os diâmetros das tubulações do sistema podem ser menores.

Sistema de irrigação por aspersão convencional portátil


Na irrigação por aspersão convencional portátil, o equipamento pode ser transportado de uma área para outra. Esse sistema é recomendado quando não há tubulações nem aspersores suficientes para cobrir toda a área a ser irrigada. Ele pode ser totalmente portátil (movido de um local para outro integralmente) ou semiportátil (a linha principal é enterrada com hidrantes na superfície em cada marca de mudança da linha lateral).

Entretanto, a aplicação da água será mais uniforme se a linha lateral estiver em nível conforme o terreno. Já a linha principal deve estar disposta no sentido da declividade ou aclividade da área. 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo: 

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Irrigação.

Leia o artigo "Por que implantar um sistema de irrigação em lavouras?"

Fontes: irrigacao.net; cpt.com.br

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você