Dicas de segurança e EPI

"Tenha sempre equipamento de proteção individual (EPI) caso necessite aplicar produtos químicos como herbicidas e pesticidas"/  Foto: Reprodução

Ao projetar o jardim pense bem quem irá frequentá-lo. Se houver crianças e animais domésticos, cuidado para não adquirir espécies perigosas, principalmente plantas tóxicas.

Seja cuidadoso ao manusear equipamentos elétricos e ferramentas. Evite extensões e onde for possível, instale disjuntores. Nunca utilize equipamentos elétricos quando o jardim estiver molhado, sendo regado ou após a chuva.

Tenha sempre equipamento de proteção individual (EPI) caso necessite aplicar produtos químicos como herbicidas e pesticidas. O equipamento de proteção deve incluir macacão completo, botas de borracha, luvas e máscara. Exija que o seu jardineiro utilize o EPI. Escolha ferramentas de comprimento e  peso adequados ao operador para evitar problemas posturais, entre outros. Qualquer problema será considerado um acidente de trabalho, inclusive uma picada de aranha.

A armazenagem de equipamentos elétricos, ferramentas e produtos químicos é muito importante. Cortadores de grama, foice e pás, etc. podem conter lâminas cortantes e perigosas, guarde-as em ambiente seco, protegido e longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Da mesma forma, os produtos químicos devem ser guardados em recipientes fechados e identificados, em local seco, fresco e protegido da luz. Nunca coma, beba ou fume quando estiver preparando e aplicando produtos químicos. Tome um bom banho após a manipulação.

Siga sempre as recomendações do fabricante, quanto à diluição e quantidade necessária dos produtos. Não aplique em dias de vento, pois o produto poderá se espalhar mais que o desejado.

Jamais aplique produtos químicos durante a floração das plantas, para evitar intoxicar e matar insetos e pássaros polinizadores. Da mesma forma não aplique sobre as plantas da horta e pomar no período da colheita.

Cuidado com lagos e espelhos d'água em relação às crianças. Para protegê-las, você pode providenciar uma barreira natural, com muitas plantas em torno do lago. Ainda assim, deixe sempre as margens rasas e coloque pedras em volta para que as crianças possam se agarrar caso caiam na água. Uma rede grossa cobrindo a água pode ser uma boa alternativa para proteger as crianças.

Faça uma boa impermeabilização do lago, assim vazamentos serão prevenidos e o piso adjacente ao lago não ficará limoso e escorregadio.

 

Autora: Raquel Patro

Fonte: www.jardineiro.net

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você