Páscoa 2019: produtos artesanais

Os produtos artesanais prometem ser destaque nessa páscoa

Produtos artesanais

Cada vez mais próxima, a páscoa se torna uma das épocas favoritas dos apaixonados por doces, pois tem como astro principal o chocolate. Especialistas afirmam que o chocolate tem o poder de proporcionar prazer a quem o degusta. Pesquisas demonstram que nosso país é o terceiro do mundo em consumo de chocolate, com cerca de 2,8kg consumidos por pessoa a cada ano.

Anísio Antônio da Silva, professor do Curso Online UOV Produção de Ovos de Páscoa, reitera que o consumo de chocolates em nosso país é um dos maiores do mundo e tende a crescer ainda mais, o que contribui para que a páscoa seja um ótimo momento para conseguir uma renda extra. Porém, produzir produtos para essa época exige a qualificação do chocolateiro, que deve ser capaz de elaborar produtos exigidos pela sociedade, que sejam atrativos, tenham sabor e sejam de qualidade.

Dois fatores limitam o crescimento do consumo de chocolate no Brasil: um diz respeito à saúde, dado que o produto possui muitas calorias e já ganhou o rótulo de vilão das dietas; outro diz respeito ao fato de ser “mais do mesmo”, isto é, ser um produto comum, que não é novidade para as pessoas.

E é nesse momento que entra em cena os produtos artesanais. É preciso utilizar a criatividade para que se possa produzir algo que se torne atrativo para as pessoas, que são os produtos artesanais.

Cada vez mais fabricantes têm deixado a imaginação fluir e conquistado o paladar de seus clientes. Um exemplo é a fabricação de chocolates com frutos brasileiros, o que é comum em outros países, mas ainda é novidade para o brasileiro. Chocolate com caju, cumaru, priprioca, iquiriba, puxuri, amburana e até frutos tradicionais, como o cupuaçu e a pitanga têm se tornado excelente aposta para Renata Arassiro, empresária que possui sua própria loja há 10 anos.

Para esse ano, uma nova forma de chocolate, denominada como “o quarto tipo de chocolate” promete surpreender a todos os brasileiros: o chocolate rubi. A surpresa está na sua coloração rosa e na ausência de corantes ou aromatizantes. Essa cor é obtida através da própria semente do cacau rubi, o que ainda confere ao novo tipo de chocolate um toque de frutas vermelhas em seu sabor.

Linha saudável

Pesquisas apontam que o mercado saudável tem crescido bastante em nosso país. E isso acaba atingindo, também, os chocolates. Versões sem glúten, zero lactose, veganas e até mesmo chocolates sem lete, soja, ovo e açúcar devem conquistar esse mercado em crescimento. Porém, para ser sucesso nesse setor, é preciso entender bem as necessidades de seu consumidor, além de dar atenção à aparência, textura e sabor dos produtos destinados a esse nicho de mercado.

Inovação é a palavra de ordem

Para quem deseja inovar nessa páscoa, é preciso:

Preparação – análise da competência e a existência de bons fornecedores e mercado consumidor disponível;

Distribuição – é preciso definir se haverá loja física, por exemplo, se haverá e-commerce, delivery ou ponto comercial;

Planejamento – depois de dar atenção à preparação e à distribuição, é preciso elaborar um plano de marketing e divulgação, cuidando da imagem dos seus produtos, uma vez que as pessoas costumam comer esse tipo de produto “com os olhos”.



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Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

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