Você possui 7 cursos em seu carrinho de compras
Centenas de criadores de caprinos e ovinos de Barra Bonita, zona rural de Juazeiro, já se dedicam ao preparo de plantas forrageiras que servirão como alimento para os animais no próximo ciclo produtivo. Os trabalhos são resultado da parceria do Sebrae na Bahia com órgãos como Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Ebda - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola.
Uma série de ações para desenvolvimento dos rebanhos são desenvolvidas na Fazenda Icó, do Instituto de Fomento à Caprino-Ovinocultura, e começam a se expandir também para os terrenos dos próprios produtores. “Estamos superando gargalos para alcançarmos a competitividade dos pequenos empreendimentos, através de organização e inovação técnica”, diz Audeni Souza, gestora do Sebrae, reforçando as parcerias necessárias para conquistar avanços.
Estima-se que mais de 40% da população local viva, direta ou indiretamente, em função da produção e comercialização da pecuária caprina e ovina, mas o nível de renda dos criadores é bem inferior a um salário mínimo por mês. Além do manejo reprodutivo e alimentar, a Fazenda Icó deve fazer em breve um projeto chamado Bolsa Verde, que consiste em preparar bancos de volumosos, concentrando a produção em determinados locais e distribuindo o excedente para outros animais da comunidade, para que, principalmente na seca, haja alimento para todo o rebanho.
Uma outra iniciativa é a suplementação alimentar com resíduos agroindustriais da região do Vale do São Francisco. “Nossa proposta é fazer uma parceria com as vinícolas, por exemplo, que são oito em nossa região, para usarmos os ‘co-produtos’ como alimento animal”, afirma Tadeu Voltolini, pesquisador da Embrapa.
Fonte: Globo Rural
Excelência Empresarial
SEBRAE - MG (2001)
Empresa Destaque Nacional
SEBRAE NACIONAL (2002)
Marketing & Negócios Internacional
AERSBM (2009)
