Adquirir o cavalo certo é uma mistura entre conhecimento técnico e sorte!

Pensando em comprar um cavalo? Então, antes de realizar o negócio, você precisa ter em mente algumas considerações importantes para não se arrepender depois

Adquirir o cavalo certo é uma mistura entre conhecimento técnico e sorte!   Artigos Cursos UOV

 

Pensando em comprar um cavalo? Então, antes de realizar o negócio, você precisa ter em mente algumas considerações importantes para não se arrepender depois. Para começar, fique sabendo que a menos que você vá iniciar um criatório, a compra de cavalos (para esporte) não é um investimento financeiro, é um investimento em saúde física e mental, o retorno que deve ser esperado é prazer e bem-estar, o objetivo é praticar o esporte e ter resultados em competições. Não há valor de revenda estabelecido e a liquidez é muito baixa.

“Muitos cavaleiros esperam vender seu cavalo pelo mesmo valor da compra, alguns fazem até correção do valor investido, porém, esquecem-se de que tratamos de um ser vivo, que envelhece, que adoece, que pode piorar tecnicamente, que pode deixar de ser um bom cavalo”, afirma Haroldo Vargas Leal Júnior, Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Outro ponto que deve ficar bem claro ao interessado na compra do animal, principalmente se é o primeiro, é o custo de manutenção. Este é um valor considerável, que pode sofrer grandes variações em função de despesas de competição, compra de medicamentos e até cirurgias, diz o médico veterinário.

Quando o cavaleiro resolve vender o cavalo, por qualquer motivo, provavelmente vai demorar alguns meses até que se efetive a venda e, nesse período, o cavalo continuará custando o mesmo mensalmente.

“Após o esclarecimento desses pontos e, se ainda assim, a vontade de comprar um cavalo persiste, devemos deixar claro que a receita para adquirir o cavalo certo é uma mistura entre conhecimento técnico e sorte”, finaliza Haroldo.

* Haroldo Vargas Leal Júnior atua desde a sua graduação em medicina, reprodução e odontologia equina como profissional autônomo. É consultor em agrostologia na produção de fenos de qualidade e manejo de pastagens e inspetor técnico dos Stud Books da ABQM, ABCCA e ABCPAINT.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você