Alimentação natural para cães

Muito além das rações industrializadas, muitos donos têm optado por oferecer uma alimentação mais natural para seu pet

Cães e alimentação saudável - imagem meramente ilustrativa

A preocupação com a alimentação saudável deixou de ser exclusiva dos humanos. Como os animais de estimação vêm sendo considerados, cada vez mais, membros da família, os donos de cães e gatos estão sempre em busca de alternativas que forneçam bem-estar aos seus bichinhos.

Ana Carolina G. Provezano, professora do Curso Online UOV Alimentação Natural para Cães e Gatos, afirma que, em relação à alimentação, uma das tendências que tem alcançado vários adeptos devido à sua qualidade e ganhos em saúde é a alimentação natural formulada de acordo com o paladar e necessidade do animal. 

Algumas pessoas costumam, porém, confundir o conceito de “alimento natural” para cães e acabam oferecendo ao animal o que sobrou do jantar ou aquilo que está na geladeira e ninguém vai comer mais. Oferecer alimentação natural significa oferecer ao animal alimentos que tenham sido minimamente processados.

A ração é um alimento completo e balanceado em muitos casos. Contudo, ela passa por processamento industrial e acaba contendo em sua composição outros elementos além do que é natural. Por conta isso, muitos donos acabam buscando novas opções de alimento para seus animais.

Cada animal tem um organismo diferente e é necessário consultar um veterinário para descobrir qual a melhor dieta para ele. Historicamente, o cão é um animal carnívoro e seu sistema digestivo está “pronto” para receber alimentos ricos em fibras.

O assunto “alimentação natural para cães” ainda é bastante discutível, uma vez que algumas pessoas acreditam que esse tipo de alimento não possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal, disponíveis em rações especializadas.

Assim como existem rações para cada “fase” da vida canina ou até para cada raça, a alimentação natural também pode ser personalizada, o que é vantajoso para o animal, pois esse tipo de alimentação, quando acompanhado por profissional no assunto, ajuda a evitar a obesidade, diabetes, alergias de pele e alimentar, doenças renais, entre outras enfermidades que podem prejudicar a vida dos cães.

O que oferecer?

Como dito, cães possuem organismo próprio para a ingestão de carnes. Então, eles podem comê-las sem muito problema. A carne crua também pode ser oferecida, mas ela é um risco para o animal, uma vez que pode estar contaminada por alguma bactéria. Então, a melhor opção é cozinhá-la antes de oferecer ao seu animal.

No caminho contrário ao nosso, o alimento oferecido ao cão não deve conter muito tempero. Um pouco de alho não faz mal, mas a cebola deve ser evitada por possuir uma substância nociva ao animal. O sal também é dispensável, uma vez que o paladar desses animais é mais apurado que o nosso, o que faz com que o sabor natural dos alimentos seja mais gostoso para eles.

Os legumes são uma escolha acertada para a alimentação dos animais, mas devem ser lavados e as folhas e galhos devem ser retirados. Alguns devem ser cozidos antes de serem servidos e a grande maioria é extremamente benéfica e nutritiva para os animais.

Eles também gostam muito de frutas e muitas são benéficas também. Porém, uva e abacate, por exemplo, devem ser evitados por conter substâncias tóxicas aos animais. Frutas cítricas também podem causar problemas no estômago dos animais e devem ser evitadas. Para oferecer frutas como a maçã, por exemplo, basta lavar e retirar suas sementes.

O que NÃO oferecer?

Como visto, uva e abacate devem ser evitados, além dos temperos que usamos em nossa comida. Ainda, figura na lista de alimentos proibidos: nozes e castanhas, que podem causar mal-estar e problemas mais sérios; além de chocolates, que não devem ser oferecidos nem pequenas quantidades.

 


Conheça nossos Cursos Online da Área PET:

Alimentação Natural para Cães e Gatos
Como Cuidar e Educar o seu Cão
Primeiros Socorros para Cães e Gatos – Principais Acidentes

Fontes: Dog hero – love.doghero.com.br
Petlove – petlove.com.br
por Renato Rodrigues

Cursos Relacionados


Notice: Undefined variable: produto in /data/www/sites/www.uov.com.br/module/Catalogo/view/partials/produto/lista-produtos/vertical.phtml on line 7

Notice: Trying to get property of non-object in /data/www/sites/www.uov.com.br/module/Catalogo/view/partials/produto/lista-produtos/vertical.phtml on line 7

Notice: Undefined variable: produto in /data/www/sites/www.uov.com.br/module/Catalogo/view/partials/produto/lista-produtos/vertical.phtml on line 7

Notice: Trying to get property of non-object in /data/www/sites/www.uov.com.br/module/Catalogo/view/partials/produto/lista-produtos/vertical.phtml on line 7

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você