Como utilizar metodologias ativas em sala de aula

Com a utilização de metodologias ativas, o aluno deixa de ser apenas um espectador

Sala de aula

Com o avanço da tecnologia e toda a informação que ela propicia especificamente na vida dos alunos, a escola precisa transpor a barreira de aplicação exclusiva da metodologia de ensino tradicional na sala de aula. Diante disso, é fundamental que os professores busquem medidas que tornem o seu trabalho mais atrativo e interessante para os alunos.

Per Christian, professor do Curso Metodologias para Aprendizagem Ativa, ressalta que, nesse contexto, surge como um grande investimento e excelente alternativa para o professor incorporar, em sua rotina de trabalho, metodologias para aprendizagem ativa nas classes que leciona. 

De acordo com o modelo clássico de ensino, a relação entre professor e aluno é feita a partir de um questionamento, resposta e avaliação sobre a resposta. Observe a seguinte situação:


Professor: – Qual é a raiz quadrada de 4?
Aluno: – 3.
Professor: – Quaaaaanto?

Essa forma de interação não estimula o aprendizado dos alunos por dois motivos. O primeiro é que a interação entre aluno e professor não foi motivada por algum questionamento genuíno do aluno. E, segundo, pois a pergunta feita pelo professor apenas verifica o conhecimento, sem contemplar uma linha de raciocínio.

A neurociência tem como argumento que um dos requisitos necessários para que o aprendizado seja efetivo é que a gente aprende o que quer aprender. Perguntas como essa são válidas quando o objetivo do professor é avaliar o conteúdo, mas não o são quando se pretende construir conhecimento.

Alguns estudos que analisam modelos de aprendizagem ativa tentam apontar quais são as condições que levam os alunos a diálogos significativos na sala de aula. Acredita-se que perguntas feitas pelo próprio estudante ou até pelos professores, feitas a partir de dúvidas ou ideias geradas pelos alunos têm potencial para de fato se aprenda.

Utilizando o exemplo anterior como base, temos a seguinte situação:


Aluno: – Professor, a raiz quadrada de 4 é 3?
Professor: – Vamos pensar juntos. Quanto é 3 vezes 3?
Aluno: – 9.
Professor: – E qual é o número que, multiplicado por ele mesmo, resulta em 4?
Aluno: – 2. Ah, então a raiz quadrada de 4 é 2 e a raiz quadrada de 9 é 3.

Esse exemplo nos mostra que o aluno é instigado a chegar na resposta para a própria pergunta, depois de algum raciocínio e reflexão. O exemplo é simples, mas consegue demonstrar uma estratégia para facilitar o aprendizado do aluno. Na prática, sabemos que o caminho a ser percorrido pelo professor pode ser maior e mais complicado.

Existem várias técnicas que trazem o aluno para discussões mais efetivas sobre o aprendizado, além de permitir a colaboração entre os pares, estimular o estudo frequente e contínuo, motivá-los, facilitar a identificação das restrições e necessidade de aprendizagem e das tarefas a serem cumpridas e permitir que o aluno gerencie seu próprio progresso.

As técnicas para emprego de uma metodologia ativa são mais eficazes por inverter os papéis dentro de sala de aula: o aluno deixa de ser apenas um espectador para se tornar o protagonista do seu próprio aprendizado.


Conheça nossos Cursos Online da Área Metodologia de Ensino:


Metodologias para Aprendizagem Ativa
Como se Tornar um Professor de Sucesso
Estratégias de Ensino – Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais


Fonte: Priscilla Albuquerque Tavares para Nova Escola – novaescola.org.br
por Renato Rodrigues.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

sandra de almeida domingues

11 de abr de 2020

Gostei muito de vários mini-cursos, principalmente, da dica sobre como manter uma turma em sala de aula antenada ao professor e como o profesor deve incentivar/motivar o aluno encontrar o próprio resultado ou resposta as perguntas feitas pelo professor. Diante da utilização desse método o professor consegue mater atenção dos demais alunos.

Resposta do Portal Cursos UOV

2 de set de 2021

Olá, Sandra! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você