Dicas para montar uma horta caseira

De forma simples e prática, é possível ter legumes, hortaliças e temperos sempre fresquinhos para sua casa

Horta caseira

Já pensou em comer legumes, hortaliças e temperos fresquinhos sem sair de casa? Você precisa de uma horta caseira! A boa notícia é que, para implantar uma pequena horta em sua casa não é necessário muito trabalho, apenas dedicação. E o resultado, é exatamente esse: produtos fresquinhos e de forma fácil e prática.

João Tessarioli Neto, professor do Curso a Distância e Online CPT Horta Caseira – Implantação e Cultivo, explicou que os legumes, frutos e verduras provenientes das hortas caseiras são fundamentais para uma alimentação saudável e nutritiva da população. Dessa forma, saber implantar uma boa horta caseira garante a você e sua família alimentos de qualidade, além da possibilidade de comercialização do excedente.

Isso transforma a sua casa em, além de um cantinho saudável, uma possível fonte de renda extra. Confira algumas dicas especiais para quem deseja implantar uma horta caseira e tenha a sua:

Local

O local é o primeiro ponto que deve ser definido para implantar a sua horta caseira. É preciso observar a incidência solar e também se o local fica muito molhado após chuvas. Recomenda-se que o local tenha incidência solar de 7 horas por dia e que ele não fique encharcado em períodos chuvosos, pois a água em excesso pode afogar as plantas e danificar o seu cultivo. Ainda, é importante observar se não há plantas daninhas para que seus produtos não sejam prejudicados.

Solo

O solo deve produzir boa taxa de fertilidade para receber as suas plantas. É possível realizar uma avaliação com especialistas. Em São Paulo, por exemplo, o teste custa aproximadamente R$40 no IAC – Instituto Agronômico.

Plantio

Procure estabelecimentos que vendam sementes saudáveis e de qualidade e defina o que será cultivado. Também é importante dar atenção à época adequada para plantio, bem como as exigências de cada planta em relação à incidência solar e a regas, por exemplo.

Terra própria

Algumas hortaliças, por exemplo, necessitam de tipos específicos de substrato para serem cultivadas. Por conta disso, procure lojas de agropecuária para adquirir esse substrato próprio, caso seja necessário.

Adubação

A adubação também é parte essencial em qualquer cultivo e, pelo caráter caseiro, a sua horta pode ser enriquecida com adubos que sejam orgânicos, como o húmus, produzido pelas minhocas.

Horta vertical

Há uma modalidade de horta diferente da comum, que vem despontando como uma opção ainda mais simples e barata, a horta vertical. Com poucos instrumentos e suprimentos é possível cultivar legumes, hortaliças e temperos de forma mais prática.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Horticultura:

Horta Caseira – Implantação e Cultivo
Cultivo de Pimentão em Estufa
Cultivo de Pepino em Estufa

Fonte: Alexandre Moreira para Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você