Muda forçada em poedeiras: aprenda fazer

A completa troca de penas nas galinhas poedeiras, pelo processo natural, demora cerca de quatro meses e durante todo esse período não há postura. Por isso, recomenda-se a realização da muda forçada de penas

Muda forçada em poedeiras: aprenda fazer   Artigos Cursos CPT


Segundo Dr. Júlio Maria Ribeiro Pupa, Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e doutor e em Zootecnia também pela Universidade Federal de Viçosa, "a completa troca de penas nas galinhas poedeiras, pelo processo natural, demora cerca de quatro meses e durante todo esse período não há postura", o que acarreta em prejuízo para o avicultor.

Mas, afinal, o que é a muda e como ela ocorre?


A muda, ou renovação das penas, como também é conhecida, pode ocorrer várias vezes durante a vida normal de uma ave. Durante o crescimento, ocorrem duas mudas sucessivas, antes que apareça o empenamento definitivo, chamado de empenamento de base. Nas poedeiras comerciais, a muda de penas, em condições normais, ocorre somente depois de um longo período de produção. 

Como forçar a muda das galinhas poedeiras?


Esse processo pode ser acelerado, com um programa que induz a queda de penas, com posterior crescimento das plumas novas. Há um rápido reinício da produção de ovos. É o que chamamos de muda forçada. Os métodos para a muda forçada são basicamente três:

a) através de medicamentos,
b) métodos nutricionais e
c) métodos de manejo.

O mais usado, por ser mais simples, consiste em retirar o alimento por um período determinado, quando as aves trocam de penas e ao mesmo tempo descansam e rejuvenescem o aparelho reprodutivo. A idade ideal para iniciar esse programa é quando as aves atingem entre 60 e 65 semanas de idade, pois a produção obtida será um pouco menor e a queda na taxa de postura mais rápida. Mas, em compensação, os ovos serão maiores, de melhor qualidade e com melhor preço no mercado.

Qualquer galinha poedeira pode passar pela muda forçada?


Não. A muda forçada deve ser feita em lotes sadios. As aves fora de produção, com peso abaixo do padrão e de aspecto doente, devem ser descartadas.

Passo a passo para a realização da muda forçada


1) Submeta as aves a um jejum de 10 dias. Quando elas apresentarem uma queda de 25% no seu peso, você deve suspender o jejum. Também deve suspender o jejum quando o lote atingir um índice de mortalidade de 1,25%.

2) Forneça pedriscos de calcário ou farinha de ostras, durante os primeiros quatro dias de jejum, para que a ave não utilize o cálcio de seus ossos para produzir ovos, até que a produção pare totalmente. Normalmente, isso ocorre entre quatro a seis dias depois da retirada do alimento.

3) Forneça ração de baixo valor nutricional, até 100 g por ave, dia sim, dia não, do 11o dia de muda até o 18o.

4) A partir do 19o dia até o 28o dia de muda, forneça ração de postura, a cada dois dias, na base de 100 g por ave.

5) Depois do 29o dia de muda, forneça 100 g de ração de postura por dia, aumentando esta quantidade de acordo com o aumento da produção, sempre obedecendo às recomendações do manual de criação e observando o peso corporal do lote.
Obs.: Cada raça ou linhagem possui um manual de criação, que você deve consultar.

6) Suspenda o fornecimento de luz artificial, durante a muda. Forneça apenas luz natural.

7) Após o 28o dia, deve-se fazer um incremento de 30 min de luz por semana, durante um mês e quantos aumentos de 15 min semanais forem necessários até que se atinjam 17 horas de iluminação, que é a soma de luz natural mais a luz artificial. Permaneça até o final de produção do lote com essa mesma quantidade de luz.

Quanto tempo depois da muda forçada as poedeiras voltam a produzir satisfatoriamente?


As aves que forem submetidas a esse programa devem atingir 50% da postura, oito semanas após o início do processo. Se retirar o período de ração de baixa densidade nutricional e diminuir o período de jejum para quatro a seis dias, as aves devem atingir 50% da postura, três semanas após o início do processo.

O segundo ciclo de produção, que começa após a muda, pode se estender até 40 semanas, com a produção de ovos 8 e 10% inferior ao primeiro ciclo de postura. É recomendável manter as aves no plantel até no máximo 90 semanas de idade. Após essa idade, se o plantel estiver em boas condições e, dependendo do mercado, pode-se fazer uma segunda muda. Se não, estas aves devem ser vendidas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Tenho de vacinar minhas galinhas poedeiras? Sim, tem!
Você sabia? Quanto mais luz, mais botam as galinhas poedeiras!
- Boas galinhas poedeiras de ovos: como escolher

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância UOV da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira. 

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Dulce

24 de mar de 2019

Excelente matéria.

Resposta do Portal Cursos UOV

25 de mar de 2019

Olá Dulce,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

José Joselí da Silva

14 de mar de 2019

gostei muito da informação. Mas queria aumentar meus conhecimentos através de um curso a distancia.

Resposta do Portal Cursos UOV

15 de mar de 2019

Olá, José!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Em breve, nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você