Quero fazer cerveja em casa para vender. É possível?

Sim, é. As constantes mudanças no mercado nacional de bebidas e no comportamento dos consumidores tornaram o comércio de cervejas artesanais uma oportunidade de negócio lucrativo

Quero fazer cerveja em casa para vender. É possível?   Artigos Cursos UOV

 

Quero fazer cerveja em casa para vender. É possível? Sim, é possível fazer cerveja, em casa, seja para consumo próprio ou para vender. As constantes mudanças tanto no mercado nacional de bebidas como no comportamento dos consumidores brasileiros tornaram o comércio de cervejas artesanais uma oportunidade de negócio lucrativo. Atualmente, embora a produção de cervejas no país esteja no controle de grandes empresas, as microcervejarias têm conquistado o setor com produtos diferenciados e alto padrão de qualidade.

Por que é vantajoso investir em microcervejarias nacionais?


Cada vez mais, os brasileiros têm apreciado os rótulos das cervejas artesanais nacionais e importadas. Como resultado, a demanda por esses produtos tem aumentado vertiginosamente na última década, com projeções de crescimento ainda maiores nos próximos anos.

Quando começaram a surgir as microcervejarias brasileiras?


As microcervejarias brasileiras começaram a surgir, no início da década de 90, como alternativa para o consumo quase exclusivo de cervejas Pilsen. O grande diferencial desses produtos é a ausência de conservantes e pasteurização, bem como a fabricação de tipos bem variados. Algumas, acompanhando a lei da pureza alemã, e outras, fazendo uso de misturas, incluindo produtos nacionais, como o açaí, acompanhando escolas mais livres, como a Belga.

Quem são os Homebrewers?


Por serem verdadeiros amantes da cerveja, os homebrewers elaboram cerveja de qualidade, podendo, com a experiência, produzir de acordo com o seu gosto e a sua assinatura. Segundo Adonay Anthony Evans, professor do Curso Online UOV Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, os brasileiros passaram a apreciar, cada vez mais, a qualidade das cervejas artesanais. Os homebrewers, portanto, além de consumir cerveja de qualidade, têm um hobby fascinante, agregando os amigos, não somente para degustar uma bebida diferenciada, mas também no processo de produção.

O que dizer sobre o processo de produção de cerveja?


O processo de produção de cerveja é praticamente o mesmo, tanto na cervejaria como na produção de cerveja caseira, com algumas particularidades. Segundo Leonardo Botto, mestre cervejeiro experiente, o grau de dificuldade de ambos é similar. Entretanto, é imprescindível saber lidar com o equipamento e dosar os ingredientes com equilíbrio. No mais, desde a moagem dos grãos até a maturação, cada etapa de produção segue na mesma ordem. Porém, para produzir cervejas artesanais com alto padrão de qualidade, é indispensável conhecer o processo de produção. Além disso, no caso de cervejeiros iniciantes, é essencial escolher uma cerveja mais simples, como a Pale Ale. Trata-se de uma cerveja com boa demanda, bem ao gosto do brasileiro. Com a prática, será possível escolher outras cervejas mais elaboradas, como a Lager e suas variedades.

Quais ingredientes compõem a cerveja artesanal?


No processo de fabricação da cerveja artesanal, existem 5 ingredientes principais que tornam a bebida como a conhecemos: água, malte, cevada, lúpulo e levedura. Há vários tipos de leveduras, lúpulos e maltes, para produzir a cerveja ideal de acordo com o pretendido pelo mestre cervejeiro. Além desses ingredientes, outros podem compor a cerveja para agregar à bebida sabores bem peculiares, como pimenta, café, chocolate, laranja, limão. Até mesmo o aroma pode ser alterado: cítrico ou defumado.

Da mesma forma, podemos encontrar cerveja sem glúten e até mesmo cerveja para pets. Enfim, são inúmeras as possibilidades de produção para os mais diversos gostos e paladares. Entretanto, independentemente do tipo e do estilo de cerveja artesanal, cada etapa do processo de produção da bebida deve ser seguida criteriosamente para que surja um produto com alto padrão de qualidade com aroma e sabor específicos.

Quais são minhas chances de sucesso com a produção artesanal de cerveja?


Independentemente de você possuir ou não conhecimento em microcervejaria, é possível vencer nesse tipo de negócio. Bastam alguns cuidados para que se alcance o sucesso. Sendo assim, se você pretende entrar para o mercado de cervejas artesanais, é necessário conhecer as técnicas de fabricação da bebida. É essencial que você conheça o universo da cerveja artesanal - os tipos e estilos de cerveja, os equipamentos necessários, a matéria-prima ideal, as fases de fabricação, a fase na adega e o envase.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Faz cerveja em casa? Então você é um Homebrew!

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online da UOV.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você