Técnicas anestésicas locais em bovinos

A anestesia local é mais indicada para a realização de cirurgias em bovinos

Anestesia em bovinos

A anestesia faz parte da rotina veterinária e é importante para os bovinos. Em termos técnicos, a anestesia consiste na aplicação de medicamentos para eliminar ou aliviar a dor em um local ou de forma generalizada, de modo que seja possível realizar procedimentos cirúrgicos. Cabe ao médico veterinário avaliar o animal e definir qual a melhor forma de aplicação em cada caso.

Luís Eugênio Franklin Augusto, professor da Disciplina VET Profissional UOV Anestesiologia Veterinária, explica que durante todo o procedimento cirúrgico, o paciente é monitorado de perto pelo anestesiologista e técnicos especializados. Os medicamentos usados para pacientes veterinários e muitas das técnicas de administração para bloqueios epidurais ou dentários são semelhantes àquelas feitas em pacientes humanos, mas com diferenças em dosagens e tempo de bloqueio.

Por ser mais prático e barato, para a realização de cirurgias em bovinos, costuma-se aplicar anestesia local, em conjunto com sedativos. A anestesia local proporciona uma dessensibilização completa do local que passará pela intervenção cirúrgica. As técnicas de anestesias locais mais utilizadas são:

Anestesia em linha de incisão

Esse método anestésico é mais simples e consiste na aplicação de anestesia infiltrativa, de forma linear no local a ser operado. Para abertura na cavidade abdominal, essa anestesia deve contemplar também o espaço subcutâneo e muscular, com a aplicação de aproximadamente 50mL, quantidade suficiente. Apresenta desvantagens como a necessidade de nova aplicação para ampliação e não permite muita tração nas bordas da incisão.

Anestesia em L invertido

Como o próprio nome sugere, o anestésico é aplicado em forma de L invertido, o que cria uma área anestesiada no campo cirúrgico. Para laparotomia, é imprescindível realizar infiltrações lineares, seja vertical caudal à última costela e horizontal ventralmente aos processos transversos das vértebras lombares. Para isso, utiliza-se cerca de 60 a 100mL e todos os nervos que passam pela região a ser operada são bloqueados.

Anestesia paravertebral proximal

A aplicação paravertebral proximal é um método anestésico muito eficiente, recomendado para laparatomias laterais altas, medias ou baixas, ruminotomia, cesarianas, entre outros. Utiliza-se cerca de 20mL por ponto, ou seja, 60mL, aplicando-a lateralmente ao plano sagital.

Anestesia paravertebral distal

O objetivo da anestesia paravertebral distal é o bloqueio dos mesmos nervos da proximal, porém em regiões mais afastadas do sagital. Aplica-se a anestesia na região dorsal e ventral da borda cranial dos processos transversos das vértebras. De um total de 60mL, aplica-se 10mL em cada ponto.

Anestesia epidural

- Baixa: é mais indicada para procedimentos cirúrgicos na cauda, ânus, reto, vulva, vagina e pele da região perienal, bem como redução de prolapso uterino, entre outros.

- Alta: recomendada para intervenções cirúrgicas no pênis e traumas dos membros pélvicos, entre outros.

Anestesia de Bier

É aplicada de forma intravenosa. É uma forma simples e segura de promover a analgesia nos dígitos de ruminantes. Esse tipo de anestesia é indicado para remover membranas inflamadas e suturar feridas de extremidades. Também é recomendada para remover neoplasias, tratamento de pododermatite, amputação da terceira falange, tenotomias e neurectomias.

 


Conheça nossas Disciplinas do VET Profissional UOV:

Anestesiologia Veterinária
Anatomia Veterinária – Osteologia e Miologia de Animais Domésticos
Clínica Médica de Bovinos

Fonte: CPT Cursos Presenciais – cptpcursospresenciais.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você