A existência do estoque está vinculada a mantermos o equilíbrio entre o consumo e a fonte fornecedora, possibilitando um fornecimento contínuo dos produtos aos clientes internos e externos da empresa. Desse equilíbrio, podemos determinar a melhor estratégia de rentabilidade, ou seja, em tempos de economia inflacionária, a estratégia é mantermos estoques elevados, devido à pressão de aumento de preços. E em tempo de economia estável, a melhor estratégia é mantermos os estoques reduzidos, dentro de um limite aceitável para atender os nossos consumidores.
Por volta dos anos trinta, as empresas passaram a adotar a filosofia do controle financeiro, associando-o não apenas ao aspecto financeiro, mas também a outras questões, tais como: produção, vendas, mão de obra, projetos e etc. A partir de então, os administradores se conscientizaram de que, para alcançarem os objetivos pré-fixados, principalmente aqueles de longo prazo, haveria necessidade de controles específicos que proporcionassem uma confrontação periódica entre o previsto e o realizado.
Primeiramente, é importante avaliar se, no momento, é realmente preciso solicitar crédito. Em seguida, o empresário deve identificar a linha de crédito - que melhor se enquadra no perfil da empresa, pesquisar sobre as instituições financeiras e, por fim, fazer o plano de negócios.
Alguns fatores podem influenciar o crescimento da empresa. Os externos correspondem ao cenário econômico do país e impactam em todo o segmento. Se ainda assim a empresa permanece em crescimento, é porque os fatores internos são favoráveis. Os fatores externos praticamente não afetam a performance da empresa no mercado, ao contrário dos fatores internos.
Ao empenhar-se em administrar ou gerenciar uma pequena empresa, muitos enfrentam dificuldades que, muitas vezes, impedem o crescimento do negócio e limitam o lucro da empresa, desfavorecendo uma boa gestão.
Em empresas familiares, a tarefa de ser um bom líder não é simples. Isso porque o líder não está lidando apenas com colaboradores da empresa, como também com familiares. Isso o obriga a saber separar as questões pessoais das profissionais, afinal, isso o tornará um bom líder.
A estratégia de compra de uma empresa varia segundo a estratégia genérica por ela adotada. Empresas que utilizam estratégia de custos baixos, por exemplo, enfatizam a compra aos menores custos possíveis. “Grandes empresas conseguem comprar com custos baixos por meio de sua habilidade de exigir descontos sobre a quantidade"
Dentre os diferentes setores que existem dentro de uma empresa, aquele que trata dos recursos humanos se destaca pela importância e responsabilidade que representa. Mesmo com a presença de equipamentos e produtos de alto valor, uma das principais
Todo cafeicultor deseja que seu cultivo alcance alta produtividade. Para isso, é indispensável conduzir a lavoura de café, com o máximo de conhecimento, para garantir o bom desenvolvimento do cafeeiro. Um dos fatores essenciais para o sucesso da produção de café é o controle de pragas do cafeeiro.
Os registros e documentos estão sempre presentes nas empresas, independente da área em que elas atuam. Os relatórios, que podem trazer informações de dados constatados, problemas apontados, soluções sugeridas e decisões tomadas, são muito comuns e necessários...
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77