Ao empenhar-se em administrar ou gerenciar uma pequena empresa, muitos enfrentam dificuldades que, muitas vezes, impedem o crescimento do negócio e limitam o lucro da empresa, desfavorecendo uma boa gestão.
Primeiramente, é importante avaliar se, no momento, é realmente preciso solicitar crédito. Em seguida, o empresário deve identificar a linha de crédito - que melhor se enquadra no perfil da empresa, pesquisar sobre as instituições financeiras e, por fim, fazer o plano de negócios.
É mais frequente do que se imagina encontrarmos pequenas e médias empresas que têm uma preocupação muito grande em criar novos produtos e serviços inovadores e deixam em segundo plano a organização financeira do empreendimento. Com isso, não existe um controle de caixa efetivo, que permite saber se todos os pagamentos estão corretos, nem um plano financeiro com objetivos, projeções e estratégias bem definidas, capazes de salvar a empresa durante crises no mercado ou na economia nacional.
Alguns fatores podem influenciar o crescimento da empresa. Os externos correspondem ao cenário econômico do país e impactam em todo o segmento. Se ainda assim a empresa permanece em crescimento, é porque os fatores internos são favoráveis. Os fatores externos praticamente não afetam a performance da empresa no mercado, ao contrário dos fatores internos.
Em empresas familiares, a tarefa de ser um bom líder não é simples. Isso porque o líder não está lidando apenas com colaboradores da empresa, como também com familiares. Isso o obriga a saber separar as questões pessoais das profissionais, afinal, isso o tornará um bom líder.
Dentre os diferentes setores que existem dentro de uma empresa, aquele que trata dos recursos humanos se destaca pela importância e responsabilidade que representa. Mesmo com a presença de equipamentos e produtos de alto valor, uma das principais
Gegório Ventura, professor do Curso Online Gestão de Pessoas em Vendas, da Universidade Online de Viçosa – UOV, explica que “Turnover é um termo de origem inglesa que foi incorporado como parte do vocabulário da área de recursos humanos para referir-se à rotatividade de pessoas em uma empresa, isto é, à entrada e saída de funcionários devido a remanejamentos, substituições, demissões e contratações.”.
A existência do estoque está vinculada a mantermos o equilíbrio entre o consumo e a fonte fornecedora, possibilitando um fornecimento contínuo dos produtos aos clientes internos e externos da empresa. Desse equilíbrio, podemos determinar a melhor estratégia de rentabilidade, ou seja, em tempos de economia inflacionária, a estratégia é mantermos estoques elevados, devido à pressão de aumento de preços. E em tempo de economia estável, a melhor estratégia é mantermos os estoques reduzidos, dentro de um limite aceitável para atender os nossos consumidores.
A estratégia de compra de uma empresa varia segundo a estratégia genérica por ela adotada. Empresas que utilizam estratégia de custos baixos, por exemplo, enfatizam a compra aos menores custos possíveis. “Grandes empresas conseguem comprar com custos baixos por meio de sua habilidade de exigir descontos sobre a quantidade"
Se antes o nosso país se encontrava em meio a uma enorme crise econômica, hoje as perspectivas são de superação dessa crise. Por conta disso, as empresas, que eram obrigadas a deixar de lado a inovação e o crescimento para que pudessem se manter ativas, hoje precisam reencontrar o caminho da inovação para que possa superar a sua concorrência.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77