Dicas para se tornar líder de uma empresa familiar

Algumas dicas podem ajudar para quem pretende ser um bom líder em empresas familiares

Líder de empresa familiar

Em empresas familiares, a tarefa de ser um bom líder não é simples. Isso porque o líder não está lidando apenas com colaboradores da empresa, como também com familiares. Isso o obriga a saber separar as questões pessoais das profissionais, afinal, isso o tornará um bom líder.

Pedro Paulo Lannini, professor do Curso Online UOV Chefia e Liderança na Fazenda, ressalta que para que empresas possam prosperar, é preciso que elas sejam bem gerenciadas. Com isso, torna-se essencial que elas possuam líderes competentes, capazes de lidar com sua equipe positivamente, gerando resultados benéficos para a empresa.

Algumas dicas podem ajudar para quem pretende ser um bom líder em empresas familiares. Confira:


- Crie uma Estrutura Oganizacional

Todas as empresas precisam estar bem estruturadas para prosperar, e é papel do líder criar essa estruturação. Através do mapeamento da distribuição de cargos e responsabilidades, alguns problemas são facilmente evitados, como um funcionário executar tarefas de outro, julgando serem suas.

Ainda, é possível que a empresa disponha de uma comissão, que deve se reunir periodicamente para avaliar o desempenho da empresa e tomar providências quanto a problemas ou questões que precisem ser resolvidas.

- Tenha um plano de negócios

Para gerir as ações que serão criadas e executadas a empresa precisa ter um plano de negócios bem definido, que deve ser seguido corretamente. Os diretores têm a responsabilidade de cria-lo, mas o líder é quem deve fazer com que ele seja aplicado.

Resumir o plano pode ser uma ideia útil para facilitar a consulta, sempre que necessária, de funcionários de todos os setores quanto às informações dispostas nele.

- Tenha um diferencial

Para ser um líder de destaque, é preciso ter um diferencial. Busque sempre conhecimento. Estar atento ao que se passa no mercado, às novas técnicas e habilidades, bem como seguir a evolução é característica de um bom líder. Também é preciso estar sempre em sintonia com sua equipe, pois é com ela que você conseguirá resultados. Aperfeiçoamento e busca constante pela inovação em suas ações também podem ser um diferencial. Por fim, ser determinado e empenhado é característica essencial de um bom líder.

- Defina seus objetivos

A partir da definição dos seus objetivos, será fácil definir onde você está e onde você quer chegar. Um líder familiar precisa ter uma meta para que possa pautar todas as suas ações nela. Um bom planejamento dos objetivos deixa, ainda, a função do líder mais simplificada.

- Desenvolva competências de gestão e liderança

O líder é a pessoa responsável por conduzir e inspirar sua equipe. Motiva e segue junto com ela. Está sempre atento aos resultados, mas também está atento à melhor forma de conduzir sua equipe para que, juntos, alcancem os objetivos esperados. Um bom líder sabe que não tem funcionários, mas sim uma equipe. Sempre disponível, ele ouve seu time e procura explorar o melhor de cada um, valorizando habilidades e respeitando dificuldades.

Conheça nossos Cursos Online da Área Administração Rural:


Chefia e Liderança na Fazenda
Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais
Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural

Fonte: Instituto Maurino Veiga – maurinoveiga.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você