Um dos maiores desafios dos fazendeiros tem sido o de encontrar funcionários capacitados para trabalhar em suas fazendas. Isso porque, muitas vezes, o processo de seleção é negligenciado e acaba-se por contratar alguém sem muita habilidade ou experiência, o que significa perda de tempo e dinheiro.
Renato Bravo, professor do Curso Online UOV Como Tornar Seu Sítio Lucrativo, explica que um dos objetivos para manter uma propriedade rural é obter produtividade e lucratividade no menor período possível. A boa notícia é que não é preciso possuir uma extensa propriedade para se obter bons lucros, e sim, um bom planejamento estratégico da atividade a ser desenvolvida, além da contratação de funcionários capacitados para suas funções.
A tarefa de escolher a melhor pessoa para o cargo certo pode parecer árdua e, em alguns casos, de fato é. Mas, alguns mecanismos podem ser adotados para facilitar esse processo, para que, tanto o candidato, quanto a propriedade sejam beneficiados com a nova contratação.
Em primeiro lugar, deve-se definir os requerimentos e especificações necessários para a função que se pretende contratar. A partir dessas competências que será possível proceder à contratação do melhor funcionário.
Cargos como o de médico veterinário e zootecnista, por exemplo, requerem profissionais mais bem preparados e isso pode ser avaliado a partir do currículo dos candidatos. Já para tratadores de animais, é preciso, por exemplo, avaliar a experiência. Isso significa que cada cargo exigirá uma avaliação específica.
Técnicas para selecionar candidatos
Entrevista
A entrevista é fundamental para qualquer contratação. É a partir dela que a decisão final é tomada. Para tal, ela precisa ser profunda e eficiente, para que, ao final, o contratante tenha “em suas mãos” o perfil completo do candidato, de forma a avaliar a pertinência de sua contratação.
Além da qualificação, avalia-se a motivação e o potencial do futuro funcionário para o cargo ao qual se candidata. Todo entrevistado deve ser tratado igual, sem deixar-se levar por preconceitos. Além disso, a entrevista precisa ser bem estruturada, reunindo perguntas importantes que precisem ser repetidas, mas sendo feitas de formas diferentes.
Prova de conhecimentos
Para cada tipo de cargo, é possível realizar uma prova de conhecimentos específicos. Para cargos que não exijam muito conhecimento, pode-se, por exemplo, realizar uma prova de alfabetização, isto é, é possível pedir ao candidato que escreva um pequeno trecho de forma a verificar se ele realmente é alfabetizado.
Para cargos que exijam conhecimento superior, como veterinário, zootecnista ou agrônomo, pode-se pedir que se faça uma inseminação ou o balanceamento de uma dieta.
Candidatos a cargos operacionais podem ser avaliados a partir da criação de problemas fictícios, de forma a verificar como eles se comportariam em cada uma das situações propostas. Também é possível pedir, por exemplo, para tratoristas, que operem um trator.
Conheça nossos Cursos Online da Área Administração Rural:
Como Tornar Seu Sítio Lucrativo
Administração da Pequena Empresa Rural
Como Montar uma Cooperativa de Trabalhadores Rurais
Fonte: Milk Point – milkpoint.com.br
por Renato Rodrigues
Bom e muito relativo tem a quelê funcionário que que trabalha de verdade e tem a quele funcionário aventureiro o funcionário rural e muito complicado principalmente nas épica de chuva estou falando disso um tirador de capim Um coxeiro .um tirador de leite este funcionário e muito relativo e preciso o gerente te muitas cautela com eles
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77