Encontre a melhor pessoa para cada função em sua fazenda

Recrutar o funcionário certo para o cargo certo ainda é um problema para vários fazendeiros

Funcionários fazenda

Um dos maiores desafios dos fazendeiros tem sido o de encontrar funcionários capacitados para trabalhar em suas fazendas. Isso porque, muitas vezes, o processo de seleção é negligenciado e acaba-se por contratar alguém sem muita habilidade ou experiência, o que significa perda de tempo e dinheiro.

Renato Bravo, professor do Curso Online UOV Como Tornar Seu Sítio Lucrativo, explica que um dos objetivos para manter uma propriedade rural é obter produtividade e lucratividade no menor período possível. A boa notícia é que não é preciso possuir uma extensa propriedade para se obter bons lucros, e sim, um bom planejamento estratégico da atividade a ser desenvolvida, além da contratação de funcionários capacitados para suas funções.

A tarefa de escolher a melhor pessoa para o cargo certo pode parecer árdua e, em alguns casos, de fato é. Mas, alguns mecanismos podem ser adotados para facilitar esse processo, para que, tanto o candidato, quanto a propriedade sejam beneficiados com a nova contratação.

Em primeiro lugar, deve-se definir os requerimentos e especificações necessários para a função que se pretende contratar. A partir dessas competências que será possível proceder à contratação do melhor funcionário.

Cargos como o de médico veterinário e zootecnista, por exemplo, requerem profissionais mais bem preparados e isso pode ser avaliado a partir do currículo dos candidatos. Já para tratadores de animais, é preciso, por exemplo, avaliar a experiência. Isso significa que cada cargo exigirá uma avaliação específica.

Técnicas para selecionar candidatos

Entrevista

A entrevista é fundamental para qualquer contratação. É a partir dela que a decisão final é tomada. Para tal, ela precisa ser profunda e eficiente, para que, ao final, o contratante tenha “em suas mãos” o perfil completo do candidato, de forma a avaliar a pertinência de sua contratação.

Além da qualificação, avalia-se a motivação e o potencial do futuro funcionário para o cargo ao qual se candidata. Todo entrevistado deve ser tratado igual, sem deixar-se levar por preconceitos. Além disso, a entrevista precisa ser bem estruturada, reunindo perguntas importantes que precisem ser repetidas, mas sendo feitas de formas diferentes.

Prova de conhecimentos

Para cada tipo de cargo, é possível realizar uma prova de conhecimentos específicos. Para cargos que não exijam muito conhecimento, pode-se, por exemplo, realizar uma prova de alfabetização, isto é, é possível pedir ao candidato que escreva um pequeno trecho de forma a verificar se ele realmente é alfabetizado.

Para cargos que exijam conhecimento superior, como veterinário, zootecnista ou agrônomo, pode-se pedir que se faça uma inseminação ou o balanceamento de uma dieta.

Candidatos a cargos operacionais podem ser avaliados a partir da criação de problemas fictícios, de forma a verificar como eles se comportariam em cada uma das situações propostas. Também é possível pedir, por exemplo, para tratoristas, que operem um trator.



Conheça nossos Cursos Online da Área Administração Rural:

Como Tornar Seu Sítio Lucrativo
Administração da Pequena Empresa Rural
Como Montar uma Cooperativa de Trabalhadores Rurais

Fonte: Milk Point – milkpoint.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você