O planejamento estratégico promove o crescimento e a rentabilidade dos negócios. Trata-se de um conjunto de medidas essenciais a todo empresário que busca o sucesso, pois orienta e direciona os gestores na construção de uma empresa fortalecida no mercado. Mas o planejamento estratégico pode sofrer contínuas mudanças conforme o comportamento da empresa diante do ambiente no qual se encontra.
O planejamento estratégico é um processo sistemático e contínuo, no qual se detém o maior conhecimento possível do futuro. Assim, é possível tomar decisões ainda que envolvam riscos. Para executar essas decisões, é desenvolvida uma retroalimentação organizada e sistemática. Por fim, o resultado dessas decisões é confrontado com as expectativas projetadas no planejamento.
Em síntese, o planejamento estratégico é uma forma de estabelecer um plano de ações, com a finalidade de alcançar os objetivos e as metas de uma empresa em um prazo previamente determinado.
Principais etapas
->Determinar os valores da empresa (visão e missão);
->Analisar o ambiente externo (oportunidades e ameaças);
->Analisar o ambiente interno (forças e fraquezas);
->Investigar o contexto atual da empresa por meio da análise SWOT*;
->Estabelecer metas e objetivos (onde e quando chegar);
->Identificar o público-alvo das ações e dos objetivos;
->Elaborar e implantar as estratégias (escolha do plano de ação);
->Escolher os recursos (disponíveis) mais adequados para a execução das estratégias;
->Receber feedbacks para avaliar os resultados do planejamento estratégico.
SWOT*
Strengths (Forças)
Weaknesses (Fraquezas)
Opportunities (Oportunidades)
Threats (Ameaças)
Missão e visão
A missão é direcionada aos objetivos e às metas da empresa. As empresas não existem se não tiverem uma missão embasada no mercado em que está inserida. Já a visão conduz a empresa até o ponto onde pretende chegar no futuro.
Objetivos e metas
Os resultados a serem alcançados pela empresa correspondem a seus objetivos. Para estabelecer os objetivos, a empresa deve desenvolver um bom planejamento estratégico, com base no mercado e no faturamento. Já as metas são ações viáveis a serem realizadas para que os objetivos sejam alcançados.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça o Curso CPT a Distância e Online Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural.
Leia o artigo "Dicas de planejamento financeiro para micro e pequenas empresas".
Fonte: administradores.com.br
Por Andréa Oliveira.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77