As causas de doenças e pragas em beterrabas

Quando fora das condições ideais de clima, o cultivo da beterraba fica mais vulnerável a problemas fitossanitários

Beterraba

De sabor adocicado, a beterraba é uma planta herbácea extremamente suculenta e rica em vitamina A, complexo B e C e minerais, como ferro, potássio, cálcio e fósforo. Sua raiz tuberosa é a principal parte consumida, seja crua, cozida ou como ingrediente especial em preparos como sopas, purês e sucos.

Trata-se de uma hortaliça que exige irrigações leves e frequentes durante todo o seu ciclo e se desenvolve melhor em climas mais amenos e frios, com temperaturas que não ultrapassem os 20°C. Nessas condições climáticas, não apresenta problemas fitossanitários graves, que comprometam o rendimento das raízes. “Geralmente, ocorre a mancha da folha, causada pelo fungo Cercospora beticola, mas seu ataque moderado não afeta a produção da lavoura, não havendo a necessidade de utilizar métodos de controle. Se houver extrema necessidade, a calda bordalesa pode ser um auxiliar importante para a proteção da cultura”, nos informa Jacimar Luis de Souza, professor do Curso Online Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce da Universidade Online de Viçosa.

Entretanto, quando fora das condições ideais de clima, o cultivo da beterraba fica mais vulnerável a doenças e pragas. Nos meses de temperatura mais elevada ou em regiões mais quentes, o crescimento da beterraba é comprometido, originando raízes de aspecto lenhoso e com manchas claras em forma de anéis, as quais depreciam muito o produto no mercado. Também, cresce significativamente sua vulnerabilidade ao fungo da mancha da folha, seu principal agente infeccioso, e a pragas broqueadoras.

Outros fatores que contribuem para o apodrecimento da beterraba é a má drenagem do terreno e doenças do próprio solo ou de plantações vizinhas, o que torna primordial a análise prévia da área a ser agricultada e a investigação das condições sanitárias das culturas da região.

 

Conheça o Curso Online Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce da área Agricultura Orgânica oferecido pela Universidade Online de Viçosa.

Fonte: Revista Globo Rural - revistagloborural.globo.com

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você