De sabor adocicado, a beterraba é uma planta herbácea extremamente suculenta e rica em vitamina A, complexo B e C e minerais, como ferro, potássio, cálcio e fósforo. Sua raiz tuberosa é a principal parte consumida, seja crua, cozida ou como ingrediente especial em preparos como sopas, purês e sucos.
Trata-se de uma hortaliça que exige irrigações leves e frequentes durante todo o seu ciclo e se desenvolve melhor em climas mais amenos e frios, com temperaturas que não ultrapassem os 20°C. Nessas condições climáticas, não apresenta problemas fitossanitários graves, que comprometam o rendimento das raízes. “Geralmente, ocorre a mancha da folha, causada pelo fungo Cercospora beticola, mas seu ataque moderado não afeta a produção da lavoura, não havendo a necessidade de utilizar métodos de controle. Se houver extrema necessidade, a calda bordalesa pode ser um auxiliar importante para a proteção da cultura”, nos informa Jacimar Luis de Souza, professor do Curso Online Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce da Universidade Online de Viçosa.
Entretanto, quando fora das condições ideais de clima, o cultivo da beterraba fica mais vulnerável a doenças e pragas. Nos meses de temperatura mais elevada ou em regiões mais quentes, o crescimento da beterraba é comprometido, originando raízes de aspecto lenhoso e com manchas claras em forma de anéis, as quais depreciam muito o produto no mercado. Também, cresce significativamente sua vulnerabilidade ao fungo da mancha da folha, seu principal agente infeccioso, e a pragas broqueadoras.
Outros fatores que contribuem para o apodrecimento da beterraba é a má drenagem do terreno e doenças do próprio solo ou de plantações vizinhas, o que torna primordial a análise prévia da área a ser agricultada e a investigação das condições sanitárias das culturas da região.
Conheça o Curso Online Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce da área Agricultura Orgânica oferecido pela Universidade Online de Viçosa.
Fonte: Revista Globo Rural - revistagloborural.globo.com
Por Bruna Falcone Zauza
As folhas da minha plantação de beterraba estão todas com muitos buracos o que pode ser, já procurei e não acho nada nelas.
Olá, Cleber!
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Recomendamos que procure consultar um agronômo, para que este profissional consiga orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77