Couve-flor pode prevenir o câncer. Conheça outros benefícios desse vegetal

Desprezada por grande parte da população, a couve-flor tem propriedades nutricionais extremamente benéficas ao nosso organismo

Couve-flor

Atualmente, nossa sociedade se encontra em plena busca por uma vida mais saudável. Com isso, a alimentação se torna um dos pontos principais para melhorar a sua saúde, com um leque extenso de alimentos que garantem a efetividade da vida saudável. Dentre eles, estão os vegetais, importantes em qualquer dieta por conta das suas propriedades nutricionais.

O professor do Curso Online UOV Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho, Jacimar Souza, explica que os vegetais são extremamente benéficos à saúde, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. Dentre eles, está a couve-flor, que recebe destaque por suas propriedades nutricionais.

A couve-flor é uma hortaliça de fácil cultivo e disponível o ano todo, haja vista que seu cultivo é fácil e adaptável a qualquer tipo de solo. É um dos vegetais menos preferidos, mas é rica em fibras e proteínas, minerais e antioxidantes, essenciais para um bom funcionamento do nosso organismo.

Quais são os benefícios da couve-flor?

Prevenção contra o câncer

Esse vegetal possui uma grande quantidade de antioxidantes, que atuam na prevenção de mutações celulares e na redução dos efeitos dos radicais livres. Por conta disso, é capaz de reduzir quatro tipos de câncer: de mama, endometrial, cervical e de próstata.

Redução de problemas digestivos

A couve-flor possui vitaminas, minerais e oligoelementos que beneficiam as funções digestivas. É muito recomendável na dieta de doentes que sofrem de gastrite, úlcera, dispepsia, etc. Ainda, normaliza o trânsito intestinal e beneficia quem sofre de prisão de ventre, tanto quanto de diarreia.

Coração

Pela presença de sulforafano, substância capaz de aumentar as defesas antioxidantes e as proteínas detoxificadoras intracelulares, a couve-flor protege os vasos sanguíneos e atua na redução dos danos causados às células pelo excesso de açúcar.

Propriedade anti-inflamatória

Ela regula o sistema imune e inflamação, com ação em nível celular e prevenindo inflamações desde o início. Por conta disso, diminuem o risco de várias doenças, como cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade.

Ajuda no emagrecimento

Por conta da sua característica fibrosa, a couve-flor proporciona a sensação de saciedade, se tornando uma das aliadas do emagrecimento. Ainda, seus níveis calóricos são baixos.

Auxilia na desintoxicação

Pela presença de glicosinas e tiocinatos que aumenta a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas, além de outras enzimas que auxiliam na desintoxicação, esse vegetal promove a desintoxicação, pela estimulação à excreção de toxinas.

 

 


Conheça nossos Cursos Online da Área Agricultura Orgânica:

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho
Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-doce
Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame

Fontes: Wikipedia – pt.wikipedia.org
eCycle – ecycle.com.br
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você