Curso Online Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação

Com Prof. Eurípedes Malavolta, Prof. Dr. Godofredo César Vitti, Prof. Dr. Heitor Cantarella, Prof. Dr. Jorge de Castro, Prof. José Luiz Duarte Coelho, Prof. Dr. Luiz Ignácio Prochnow e Prof. Moacyr Camponez

Tanto a falta de nutrientes quanto o excesso deles pode prejudicar o desenvolvimento das plantas, bem como a falta de correção do pH do solo que, no Brasil, tende a ser ácido. Assim, para o bom preparo da terra, é necessário conhecer seus componentes e características para oferecer a correta adubação aos cultivos, assim como a dosagem suficiente de calcário a ser aplicado. Com o Curso Análise de Solo e Recomendações de Calagem e Adubação, oferecido pela Universidade Online de Viçosa - UOV, você entenderá a importância do manejo químico do solo e aprenderá a coletar suas próprias amostras de terra a serem enviadas ao laboratório, a interpretação dos resultados das análises, além de contar com recomendações de calagem e adubação.

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Filmes Demonstrativos: 58 Minutos
Conteúdo Interativo: 373 Páginas
Exercícios Corrigidos
Avaliação
Certificado Digital
Certificado Impresso
Carga Horária: 60 Horas
Código: 45164
Início dos Estudos: Imediato
Duração: 180 Dias
ISBN: 978-85-7601-941-1

Formas de pagamento:
Formas de pagamento

Módulo 1 - O Solo

1.1. A origem dos solos

1.2. Perfil do solo

1.3. Composição do solo

1.4. Os organismos presentes no solo

1.5. Elementos essenciais

1.6. Características físico-químicas do solo

1.7. Dinâmica dos nutrientes no solo

1.8. A disponibilidade dos nutrientes no solo

1.9. Lei do mínimo

1.10. Lei dos incrementos decrescentes

1.11. Avaliação da fertilidade do solo

Exercícios do Módulo

Módulo 2 - Análise Química de Terra

2.1. Amostragem

2.2. Procedimentos de análise das amostras de solo no laboratório

2.3. Laudos técnicos

2.4. Coerência de resultados

2.5. Unidades utilizadas: sistema internacional de unidades

Exercícios do Módulo

Módulo 3 - Interpretação dos Resultados

3.1. Acidez do solo

3.2. Matéria orgânica

3.3. Fósforo (P) disponível

3.4. Potássio trocável

3.5. Sódio trocável

3.6. Cálcio e magnésio trocáveis

3.7. Alumínio trocável

3.8. Nitrogênio disponível

3.9. Enxofre disponível

3.10. Micronutrientes

3.11. Análise granulométrica (textura do solo)

Exercícios do Módulo

Módulo 4 - Recomendação de Calagem

4.1. Efeitos benéficos da calagem

4.2. Escolha do corretivo

4.3. Garantias dos corretivos de acidez

4.4. Reatividade do corretivo

4.5. Métodos de recomendação de calagem utilizados no Brasil

4.6. Cuidados importantes nas recomendações de calagem

4.7. Super calagem

4.8. Época e modo de aplicação do calcário

4.9. Exemplo de recomendação de calagem

4.10. Gesso agrícola

Exercícios do Módulo

Módulo 5 - Recomendação de Adubação

5.1. Adubação orgânica

5.2. Adubação química

5.3. Adubação de plantio e de cobertura

5.4. Exemplo de recomendação de adubação

Exercícios do Módulo

Prof. Eurípedes Malavolta

Prof. Eurípedes Malavolta (in memory) concluiu a graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, USP em 1949 onde também fez a Livre Docência (1951) e obteve a Cátedra de Química Orgânica e Química Biológica em 1958. Foi pesquisador associado na Universidade da Califórnia, Berkeley com bolsa da Fundação Rockefeller (1952-53). Na Kearney Foundation of Soil Science trabalhou como professor visitante do ano de 1959-60. Aposentou-se da Luiz de Queiroz em 1984 e desde então trabalhou como pesquisador permissionário no Centro de Energia Nuclear na Agricultura até 2008, quando faleceu.

O professor Eurípedes Malavolta sempre atuou em docência e pesquisas nas áreas de nutrição mineral de plantas, fertilidade do solo, adubação e aspectos ambientais do uso de fertilizantes e corretivos.

Em sua carreira acadêmica publicou 45 livros e 70 capítulos de livros, além de 850 artigos em periódicos especializados no Brasil e no exterior. Participou de diversos eventos no exterior e no Brasil. Orientou 40 dissertações de mestrado e 64 de doutorado na área de Agronomia. Recebeu 11 prêmios e/ou homenagens. Tornou-se sócio honorário da SBCS em 1995.

Prof. Dr. Godofredo César Vitti

Prof. Dr. Godofredo César Vitti possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1983).

Atualmente é professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Adubos e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutricao, adubacao,fertilizantes,metais pesados,cana-de-açúcar, soja, citros e milho. Orientador do Grupo de Apoio a Pesquisa e Extensão (GAPE).

Prof. Dr. Heitor Cantarella

Prof. Dr. Heitor Cantarella é graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Agronomia - Iowa State University (1981) e doutorado em Agronomia - Iowa State University (1983).

Atualmente é pesquisador cientifico VI do Instituto Agronômico de Campinas, Revisor frequente de diversos periódicos nacionais e internacionais. É membro da Coordenação do Programa de Bioenergia da Fapesp (BIOEN) que conta com mais de 100 projetos financiados nas diversas áreas de pesquisa em bioenergia. Tem projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos e Holanda. Coordena o Ensaio de Proficiência de Laboratórios de Análise de Solo de SP do qual participam mais de 130 laboratórios públicos e privados.

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fertilidade do solo, adubação e nutrição de culturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de solo, recomendações de adubação, eficiência de uso de fertilizantes, nitrogênio. Ultimamente tem se dedicado à nutrição de cana-de-açúcar e avaliação de impactos ambientais oriundos do uso de fertilizantes em culturas para a produção de bioenergia. Recebeu o Prêmio Herois da Revolução Verde em 2015 e o Prêmio IPNI em Nutrição de Plantas 2016.

Prof. Dr. Jorge de Castro Kiehl

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1969). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Química do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nitrogênio, uréia, adubos nitrogenados, volatilização de amônia, matéria orgânica do solo e adubos orgânicos.

Prof. José Luiz Duarte Coelho

Após formar-se em 1985, cursou o mestrado em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri/Unicamp) e o MBA em Gestão Empresarial e Agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se em Gestão Empresarial e MKT, no país e no exterior, pelas instituições USP, UNICAMP, HSM, FGV e USA. Trabalhou nas Fazendas Reunidas BJ como gerente agrícola de três propriedades na região norte do Paraná como responsável pelo sistema de produção de cana, soja, trigo, milho, algodão e café. Foi pesquisador científico na área de Mecanização Agrícola no Instituto Agronômico de Campinas (IAC/SAA) e professor e pesquisador da ESALQ no antigo Departamento de Engenharia Rural, atual Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) Setor de Mecânica e Máquinas Agrícolas. Atuou como consultor técnico, funcionário, gerente de planejamento estratégico, gerente de planejamento de produto e gerente de marketing /pós-venda da Iochpe Maxion/Massey Ferguson/Agco. Desde 2000, trabalha na John Deere Brasil, onde atua como gerente de produto e mercado, gerente de peças de reposição, gerente divisional de vendas e gerente da unidade de negócios CANA. Hoje, gerencia a área de Marketing Estratégico do Segmento CANA para a América Latina.

Prof. Dr. Luiz Ignácio Prochnow

Prof. Dr. Luiz ignácio prochnow possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Ciências (energia nuclear na agricultura) pela Universidade De São Paulo (1992) e doutorado em Agronomia (solos e nutrição de plantas) pela Universidade De São Paulo (1996).

Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e diretor do programa no Brasil do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, análise química de terra, fertilizantes fosfatados, fertilidade do solo e adubação e acidez do solo.

Prof. Moacyr Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho

Engenheiro agrônomo Moacyr de Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho (in memory) formou-se pela ESALQ em 1948. Doutorou-se pela mesma escola em 1958 e tornou-se livre-docente em 1965, fazendo parte do seu quadro de docentes e pesquisadores, desde 1952, atuando como professor adjunto na 2ª Cadeira (Química Agrícola), que a partir de 1970 passou a integrar o Departamento de Solos e Geologia.


Camponez do Brasil Sobrinho fez parte da primeira diretoria da Associação dos Amadores de Astronomia em Piracicaba, surgida em 1981 e presidiu o Clube de Campo e o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba de 1998 a 2002 (dois mandatos). Foi c.c. Terezinha Porfírio Camponês do Brasil, n. 1926 e f. em São Paulo em 22.9.1980. Ff.: René, Hebe, Inayá. (Perecim, Jornal de Piracicaba, 2001; Lordello e col., 1976; Guerrini, 1961). O docente formou-se na Esalq, em Engenheira Agronômica, em 1948. Entre os anos de 1952 e 1989, lecionou a disciplina Adubos e Adubações e ofereceu a disciplina optativa Nutrição e Adubação de Plantas Cultivadas.


A Astronomia foi outro ramo da ciência a que o docente dedicou-se, contribuindo com a instalação do Observatório Astronômico Municipal, localizado na Fazenda Areão, em Piracicaba.


Em suas pesquisas focou no uso de subprodutos da agroindústria sucroenergética, trabalhou na avaliação da necessidade de fertilizante para diagnóstico de árvores, junto com os professores Eurípedes Malavolta e Frederico Pimentel Gomes.


Foi também um dos pioneiros na avaliação do índice de boro do solo, a partir do método do Girassol (planta que mais sente a escassez deste elemento químico). Por esta técnica, o professor desenvolveu um método biológico que, observando o desenvolvimento da planta, era possível avaliar se o solo tinha carência ou nível normal de boro. Desenvolveu um equipamento amostrador para quantificar e avaliar a fertilidade do solo denominado Sonda Terra, o que contribuiu e facilitou o processo de amostragem de solo. O docente também chefiou equipes de alunos da Esalq participantes da Operação Rondon, seguindo para região Amazônica com intenção de classificar espécies da fauna e flora.

  • Aqueles que desejam iniciar a aprendizagem nesta atividade, proprietários rurais, agricultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, profissionais que já trabalham com análise de solo , mas querem se reciclar e demais interessados em buscar capacitação profissional.

O Certificado da Universidade Online de Viçosa - UOV é importante e reconhecido no mercado de trabalho.

Ao concluir o curso online, o aluno será submetido a uma avaliação final. Se aprovado, com média igual ou superior a 70%, o aluno poderá fazer a impressão do Certificado no próprio site da UOV. A Universidade Online de Viçosa é uma instituição afiliada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Os Certificados são registrados, contendo todos os dados necessários para sua validação, como o título do curso, nome do aluno, carga horária, número do registro, assinaturas digitais do Diretor da UOV e do Chefe de Setor de Avaliação e Certificação. O Certificado emitido pela UOV tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como um certificado de capacitação ou qualificação profissional, respeitando a carga horária descrita, não podendo ser utilizado para outros fins, como curso técnico, graduação ou pós-graduação.

Qualquer pessoa ou empresa poderá checar a autenticidade do Certificado recebido pelo aluno. Clique aqui e acesse a página Autenticidade do Certificados.

Veja um exemplo ilustrativo do "Certificado de Conclusão de Curso da UOV":

Frente do certificado da UOV – Universidade Online de Viçosa Verso do certificado da UOV – Universidade Online de Viçosa

Veja o filme sobre como funciona o Curso UOV:

O conteúdo do Curso Online da Universidade Online de Viçosa - UOV é disponibilizado em sua totalidade na internet. O aluno pode acessá-lo de qualquer lugar sem dificuldades. São páginas digitais apresentando todas as diretrizes e sequências de estudos, conteúdo dos diversos módulos, filmes demonstrativos, atividades de revisão com exercícios propostos e corrigidos, em cada módulo, tabelas, gráficos, ilustrações e o teste para a avaliação final. Tudo é rapidamente visualizado, sendo necessária apenas a efetuação do login do aluno no site da Universidade Online de Viçosa - UOV.

Nos Cursos Online da UOV – Universidade Online de Viçosa, você encontra o que há de melhor no EAD – Ensino a Distância, no país. Os motivos são muitos, mas vamos destacar apenas alguns. Veja!

Professores Especializados

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- Os cursos são elaborados por professores altamente especializados em suas áreas de atuação.

- Os professores escolhidos possuem grande experiência prática na área do curso e assinam um conteúdo de altíssima qualidade.

- Os professores estão presentes nos filmes, transmitindo informações ao aluno por meio de depoimentos e demonstrações claras dos processos ou das técnicas a serem ensinadas, o que é enfatizado em ilustrações especiais no conteúdo online.

Equipe Especial

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Por trás de um Curso Online UOV, existem:

- Centenas de profissionais especializados e motivados, que têm como principal função apoiar e contribuir com os Professores na busca de soluções para facilitar a aprendizagem dos alunos.

- Um Conselho Editorial, que é um grupo constituído de profissionais altamente qualificados, com a importante responsabilidade de avaliar, propor melhorias e aprovar a liberação do curso dentro de um padrão otimizado para os alunos. O Conselho Editorial é que dá o tom e o respaldo para a uniformidade e manutenção da qualidade dos Cursos UOV.

- Especialistas nas mais diversas áreas, como: pedagogos, diretores de produção, diretores de fotografia, editores de vídeo, profissionais de computação gráfica e de tecnologia da informação, diagramadores de textos, revisores e redatores, trabalhando com irrestrita confiança de que os Cursos Online da UOV despertam sonhos e geram histórias de sucesso.

Curso com Metodologia Diferenciada

Curso com Metodologia Diferenciada

Os cursos se destacam, dentre os demais formatos, por serem objetivos, práticos, eficientes e por oferecerem um grande volume de informações, em um curto espaço de tempo.

O curso é totalmente online. Ele é constituído de um conteúdo interativo com filmes que mostram a prática, contendo, ainda, ilustrações especiais, animações e gráficos.

Ao estudar o curso, de tempo em tempo, há uma chamada para que o aluno assista a um filme específico do curso, complementando as informações do conteúdo online.

Em cada módulo, existem exercícios para fixação dos assuntos abordados e, no final do curso, há uma avaliação. Sendo aprovado na avaliação, o aluno terá direito a um Certificado de Conclusão de Curso, importante para o mercado de trabalho.

- “Uma imagem vale mais do que mil palavras.” É com base neste conceito que os cursos são elaborados. Assim, nos filmes, o aluno recebe informações diretamente do professor e é transportado, por meio de imagens, a uma realidade prática, mostrando exemplos de processos, de fabricação, de produção rural ou outro tema abordado. Um diferencial inigualável!

- O aluno estuda utilizando um computador, um laptop ou tablet no sistema android, em qualquer lugar que tenha internet com fio ou wireless.

- O aluno pode estudar em casa, na escola, na empresa, em qualquer horário.

- O aluno define o seu ritmo de estudos.

- O aluno faz um curso elaborado por uma Instituição com mais de 28 anos de experiência e sucesso, que capacitou mais de 1,4 milhão de alunos.

Tempo de Acesso

Tempo de Acesso

Ao fazer o Curso UOV, o aluno tem acesso ao Livro Digital que é disponibilizado para donwload. O aluno pode baixar o arquivo em seu computador, para uso permanente.

O conteúdo online, os filmes interativos, os exercícios e a avaliação final ficarão disponíveis por um período especificado nas informações de cada curso.

Avaliação dos Cursos

Avaliação dos Cursos

- Índice de alunos que julgaram o seu aproveitamento no curso ótimo ou bom: 91%.

- Índice de alunos que acharam que os cursos superaram ou atingiram suas expectativas: 98%.

- Índice de alunos que acharam a metodologia do curso, quanto ao processo ensino-aprendizagem, excelente ou boa: 94%.

Segurança nas Transações de Dados

Segurança nas Transações de Dados

Todas as transações envolvendo dados dos visitantes são criptografadas, proporcionando total segurança. O site da UOV é certificado pela GeoTrust Inc., uma das maiores empresas na área de segurança da informação no mundo atual.

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