Benefícios do neem para o cabelo

O neem possui muitas propriedades medicinais que são extremamente benéficas para o cabelo

Neem

O neem, também conhecido como nim e de nome científico Azadirachta indica, é uma árvore de grande porte, que pode chegar a 30 m de altura e 2,5m de diâmetro. De origem indiana, é uma planta muito resistente à seca. Além da madeira, o neem é muito conhecido por suas propriedades medicinais e terapêuticas, que podem ser encontradas nas sementes, folhas e casca.

Edmilson José Ambrosano e Nivaldo Guirado, professores do Curso Online UOV Cultivo e Uso do Nim, ressaltam que Além de não ser tóxico, pode ser usado como eficiente adubo nas plantações. Exaltam ainda as propriedades medicinais, que são inúmeras, como é o caso do uso para tratamentos em cabelos.

Produtos químicos geralmente prometem grandes resultados, mas muitas vezes prejudicam o cabelo e acabam por não cumprirem com as suas promessas. A solução pode estar na natureza, como é o caso do neem. Por conta de suas propriedades antibacterianas, antiparasitárias, antifúngicas, anti-inflamatórias e analgésicas, ele auxilia no crescimento e dá força aos cabelos.

Conheça a seguir alguns dos benefícios do neem para o cabelo:

Crescimento

Essa planta possui propriedades regenerativas que auxiliam na cura da quedo de cabelo. Basta massagear o couro cabeludo com óleo de neem, o que aumentará a circulação sanguínea e ajudará a aumentar a taxa de crescimento do cabelo.

Hidratação

Assim como é possível usar o neem par hidratar a pele seca, também é possível usá-lo como um condicionador natural para cabelos secos e com frizz. A partir de uma pasta feita com as filhas de neem fervidas em água e mel, deve ser feita uma aplicação no cabelo. Depois, é só lavá-lo naturalmente.

Problemas no couro cabeludo

Outra receita que pode ajudar a tratar problemas relacionados ao cabelo e couro cabeludo é: pó de neem, amla em pó, pó shikakai e pó reetha, misturando-os com água e suco de limão. A aplicação é simples: basta aplicar a mistura no cabelo e deixa-lo descansando por 30 minutos, prosseguindo a uma lavagem com o seu shampoo de costume.

Para manter a saúde do couro cabeludo

Para garantir um couro cabeludo saudável, basta misturar duas colheres de sopa de pó de neem com pó de Henna, 1 colher de sopa de iogurte, limão, chá preto e 1 colher de sopa de café. A Henna auxiliará na hidratação do cabelo, ao passo que o neem manterá o couro cabeludo saudável.

Calvície

Acredita-se que a calvície é provocada por questões cosméticas. Porém, ela também pode ser resultado do uso de remédios pesados para tratamentos longos. Nesses casos, o neem também pode atuar na cura da calvície.

Ainda em tempo, o neem ajuda a fortalecer os cabelos e atua na restauração. Seu uso regular como uma máscara para o cabelo promove o crescimento e ele também regula o funcionamento normal do couro cabeludo, proporcionando um renascimento aos fios.


Conheça nossos Cursos Online da Área Agricultura:

Cultivo e Uso do Nim
Cultivo de Seringueira para Produção de Borracha Natural
Análise de Solo e Recomendação de Calagem a Adubação

Fonte: Dicas de Saúde – saudedica.com.br
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você