Originário do Brasil, o abacaxizeiro é uma planta de clima tropical, que produz um único fruto saboroso e de aroma intenso. O fruto é utilizado tanto para o consumo in natura quanto na industrialização, em diferentes formas: pedaços em calda, suco, pedaços cristalizados, geleias, licor, vinho, vinagre e aguardente.
“É força de expressão chamar o abacaxi de fruto. Na verdade, ele é um fruto múltiplo, ou seja, é composto de vários frutos pequenos que formam uma frutescência. Da mesma maneira, o que dá origem a frutescência do abacaxizeiro é uma florescência, ou seja, um conjunto de pequenas flores reunidas”, afirma Flávio Alencar D' Araújo Couto, Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Mestre em Agronomia - Genética Vegetal - pela UFV. Doutor em Agronomia - Fitotecnia: Adubação com Potássio - pela UFV.
Como subproduto desse processo industrial, pode-se obter ainda: álcool, ácidos cítrico, málico e ascórbico; rações para animais e a bromelina. Na culinária, o suco de abacaxi é utilizado para o amaciamento de carnes. Além disso, os frutos do abacaxi são ótimas fontes de cálcio, vitaminas A, B e C.
Apesar de ser grande a quantidade de cultivares utilizada nas regiões tropicais e subtropicais do planeta, no Brasil, duas se destacam nos plantios comerciais: Pérola, cujas folhas são espinhosas, tem fruto cônico, pesando entre 1 e 1,5 kg, com polpa branca e doce e Smooth Cayenne, também chamado Ananás. Este último apresenta folhas com espinhos apenas na extremidade superior e seu fruto tem formato cilíndrico, com peso médio variando entre 1,5 – 2 kg. O cayenne tem ainda polpa amarela, um pouco fibrosa, de acidez média.
Mas, afinal, qual abacaxi plantar? Pérola ou Ananás? Vamos às características de cada cultivar:
. Smooth Cayenne - Ananás
É o cultivar mais plantado no mundo, correspondendo a 70% da produção mundial, conhecido também por abacaxi havaiano. É uma planta robusta, de porte semiereto e folhas praticamente sem espinhos. O fruto tem formato cilíndrico, com peso entre 1,5 e 2 quilos, apresenta coroa relativamente pequena, casca de cor amarelo-alaranjada e polpa amarela, firme, rica em açucares, e de acidez elevada. É adequada para industrialização e consumo in natura. Mostra-se susceptível à murcha, associada à cochonilha e à fusariose. Produz pequena quantidade de mudas do tipo filhote e rebentões frequentes.
. Pérola
Também conhecida como Pernambuco ou Branca de Pernambuco. Caracteriza-se por apresentar plantas eretas, folhas longas providas de espinhos, pedúnculos longos, numerosos filhotes e poucos rebentões. O fruto é cônico com casca amarelada, polpa branca, pouco ácida,
suculenta, saborosa, peso médio entre 1 e 1,5 kg e apresenta coroa grande. Suscetível à fusariose e à cochonilha, porém menos que a Smooth Cayenne.
Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos Online da UOV.
Por Silvana Teixeira.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77