Você não pode perder essas dicas sobre adubos orgânicos

Os adubos orgânicos são ideais para que as plantas cresçam saudáveis

Cascas de ovos

Todas as pessoas que possuem uma horta ou jardim em sua casa sabem que é importante adubar suas plantas garantir o desenvolvimento saudável delas. Os diversos adubos orgânicos existentes podem ser usados para garanti-lo, evitando a utilização de adubos químicos, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

Júlio César Neves, professor do Curso Online Aplicação Econômica de Adubos, explica que o uso de adubos orgânicos nas plantações visa atender às necessidades nutricionais dos cultivos, cujo rendimento é afetado não só pela deficiência de nutrientes, mas também pelo excesso deles.

- Qual a necessidade de utilizar adubos orgânicos?

Também chamados de adubos naturais, eles têm a função de melhorar as características do solo e aumentar os nutrientes que eles oferecem às plantas. Recebem o nome de “naturais” pelo fato de serem de origem animal, vegetal, agroindustrial, entre outras.

- Os macronutrientes

Também é preciso saber que as plantas precisam de três nutrientes básicos, para ficarem fortes e saudáveis: o nitrogênio, o fósforo e o potássio. O nitrogênio é fundamental para auxiliar o crescimento e as partes verdes das folhas, ao passo que o fósforo é importante para as flores e frutos e o potássio, para a saúde geral da planta. Então, os adubos naturais geralmente contêm altos níveis desses macronutrientes, o que assegura o melhor desenvolvimento da planta.

- Quais são os benefícios dos adubos orgânicos?

Os nutrientes presentes nesses adubos permanecem por mais tempo no solo, o que permite que eles sejam absorvidos lentamente. Por esse motivo a planta não fica com excesso de nutrientes e se torna mais resistente a pragas e doenças. O efeito desse adubo também tem uma duração maior do que os adubos químicos, além de não oferecer riscos se usados nas proporções corretas.

Dicas!


- O húmus de minhoca é um excelente adubo orgânico. Ele pode ser misturado a outros adubos e contém micro e macronutrientes que promovem uma nutrição equilibrada às plantas.

- As cinzas de madeira atuam no solo, deixando-o mais arejado e alcalino. Também é uma excelente fonte de potássio e outros nutrientes que garantem a saúde da planta.

- A farinha de ossos, que pode ser aproveitada da pecuária, é riquíssima em cálcio e fósforo, podendo ser, também, combinada com outros adubos.

Outros excelentes adubos orgânicos:


- Cascas de ovos;
- Borra de café;
- Torta de mamona;
- Pó de rocha;
- Fino de carvão;
- Cascas de banana;
- Sal de Epsom.

Conheça nossos Cursos Online da Área Agricultura: 


Aplicação Econômica de Adubos
Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Agricultura Natural

Fonte: Le Manjue Organique – lemanjue.com.br
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você