Aprenda o passo a passo para fazer rapadura

Rapadura é doce, mas não é mole não! Aprenda a fazer esse doce com passos simples

Rapadura

A rapadura é um doce clássico e bastante conhecido. Feita com a cana-de-açúcar, a rapadura se torna uma excelente opção para quem deseja trabalhar com a venda de doces caseiros. O processo de fabricação não é dos mais simples, mas com paciência é possível produzir um doce de dar água na boca.

José Benício Paes Chaves, professor do Curso a Distância e Online CPT Como Produzir Rapadura, Mela e Açúcar Mascavo – Processo Artesanal, explica que a cana-de-açúcar, matéria prima da rapadura é capaz de produzir uma variedade extensa de produtos com qualidade de apreciados tanto pelo mercado nacional quanto pelo mercado internacional.

Mas, isso dá dinheiro?

Sim. A venda de doces em geral é bem aceita pelas pessoas, ainda mais os caseiros. Certamente isso é relativo, a depender da forma como cada um “encara” o seu negócio, mas as projeções são boas. Além de vender diretamente a consumidores finais, você poderá também vender para estabelecimentos como mercados, restaurantes e padarias.

O investimento inicial não é alto e a margem de lucro é satisfatória, mas é preciso estar disposto a se dedicar à produção da sua rapadura. É isso mesmo que você quer? Então fique de olho em como fazer rapadura:

Passo 1 – Retirar as impurezas

Após a extração do caldo da cana, você deverá peneirá-lo com peneira fina, revestida de dobre, inox ou nylon, de forma a retirar todas as impurezas do líquido. Depois que você peneirar, deixe o líquido descansar por 15 minutos para decantar as demais impurezas.

Passados os 15 minutos, despeje o caldo em tachos de cobre e aqueça-o. Durante o aquecimento haverá impurezas emergindo, que deverão ser retiradas com uma concha ou escumadeira.

Dado que o produto final é um alimento e será consumido pelas pessoas, é imprescindível que não haja nenhuma impureza, por isso esse processo é importante. Ainda, sem a presença de impurezas, o doce produzido será de maior qualidade.

Passo 2 – Cozinhar o caldo

Após a retirada das impurezas, o caldo perderá água e se tornará um líquido mais grosso e amarelado. Para determinar o fim do cozimento, deve-se utilizar um termômetro, que deverá marcar a temperatura da mistura de 114°C a 120°C.

Caso você não disponha de um termômetro, faça um teste na água fria: despeje gotas do caldo em um prato com água fria, observando se a massa terá aspecto de bala, com bordas que descolam de forma mais rápida.

Depois de atingir o ponto ideal, coloque a massa em cochos de madeira para a modelagem.

Passo 3 – Modelar a rapadura

Antes de modelar, é preciso esfriar a massa. Com a massa fria, coloque o líquido em formas para modelagem.

Passo 4 – Embalar o produto

Depois de pronta e modelada, é hora de embalar a rapadura para que ela possa ser vendida. Geralmente, é embalada no formato de tijolos, embalados em filmes plásticos, papeis próprios para balas ou até em caixas de papelão. Embale individualmente cada rapadura e confeccione um rótulo com as principais informações exigidas pelos órgãos competentes para a comercialização.

Pronto. Agora você já pode dar início às suas vendas!

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Agroindústria:

Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo – Processo Artesanal
Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça

Fonte: Montar um Negócio – montarumnegocio.com
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você