Como deve ser a limpeza e a adubação para cultivar pupunha?

Especialista na área informa como devem ser os procedimentos

Preparando a terra para cultivo

No Curso Online Produção de Palmito de Pupunha, da Universidade Online de Viçosa, José Roberto Moro informa:

Antes do plantio no campo, o agricultor deve tomar alguns cuidados, limpar completamente a área da presença de mato. Como 80% do sistema radicular da pupunha fica num raio de 40 cm e a outros 40 cm de profundidade, a planta não suporta a competição com o mato, por isso as capinas devem continuar ao longo do cultivo. Outra providência antes do plantio é corrigir o pH do solo para 5 a 5,5 e saturação das bases para 60%, com aplicação de calcário e; realizar uma adubação com fósforo.

Após o pegamento das mudas, deve-se dar início às adubações com nitrogênio e potássio, em cobertura. Uma adubação razoável seria entre 300 a 400 g/planta de 20-5-20, fracionada o maior número de vezes possível. Quando se faz irrigação, deve-se realizar adubação em cobertura a cada mês, aplicando-se entre 30 a 40 g/planta. As plantas de pupunha também necessitam do fornecimento de cálcio, magnésio, enxofre e boro. O sistema radicular da planta da pupunha, no ponto de corte, é bastante superficial: mais de 80% das raízes ficam em torno de 40 cm da planta e até uma profundidade de 40 cm. Por essa razão é que ela não suporta a competição com mato, sobretudo gramíneas.

Uma solução durante o primeiro ano da cultura no campo é manter, na entrelinha, alguma leguminosa não trepadora. Além de se evitar o mato e a erosão na terra nua, ganha-se a incorporação de nitrogênio pela leguminosa.


Consultor: José Roberto Moro, professor do Curso Online Produção de Palmito de Pupunha, Mestre em Extensão Rural e pesquisador do Departamento de Biologia da UNESP/Jaboticabal – SP.


 

Conheça outros Cursos Online na Área Agroindústria:

Cultivo de Mandioca
Produção de Brotos Comestíveis


por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você