Como fazer rapadura a partir do caldo de cana

Confira o passo a passo para a produção caseira de rapadura

Rapadura

Nos últimos anos, é possível notar de forma geral uma crescente preocupação com a saúde, fato que tem causado alguns impactos no mercado, sobretudo no setor alimentício. Assim, alguns produtos têm sido dispensados da dieta diária de muitas pessoas e substituídos por equivalentes menos danosos ao corpo, a exemplo do açúcar refinado, o qual vem cedendo espaço para o açúcar mascavo e a rapadura, seu derivado.

Em termos de definição, a rapadura nada mais é do que o resultado da evaporação do caldo de cana, também chamado de garapa. Esse produto pode ser fabricado em casa, exigindo apenas um moinho doméstico e a cana fresca, embora seja possível obter o caldo engarrafado em feiras e mercados. Também, segundo o professor José Benício Paes Chaves, professor do Curso Online Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo, “para as pequenas propriedades rurais, a elaboração desses produtos constitui uma das formas lucrativas de beneficiar a cana, uma vez que o processo envolve equipamentos simples e em pequeno número, com possibilidade de trabalho com mão de obra da própria família.”

Siga abaixo o passo a passo para a produção caseira de rapadura:

Instruções

- Despejar a garapa em uma panela grossa, aquecendo-a em fogo médio até que ferva. Após levantar fervura, reduza para fogo baixo.

- Manter o caldo sob fervura por aproximadamente uma hora, regulando a temperatura para mantê-la sempre próxima ao ponto de ebulição. Mexer o preparo de tempos em tempos para que não grude no fundo.

- Quando a garapa sob fervura apresentar a consistência viscosa, semelhante a um xarope, mexer o preparo constantemente e rapidamente e abaixar o fogo todo, de modo a não deixá-la queimar. Esse processo culminará em uma mistura pastosa, como um doce de leite.

- Despejar o caldo, depois de pastoso, em uma forma grande ou em pequenos moldes e deixar endurecer. Para facilitar a desenformagem, utilizar formas de silicone.

- Para usar a rapadura como adoçante, quebre-a em pequenos pedaços, semelhante a cubos de açúcar, e adicione a gosto à bebida. Também é possível triturá-la de modo a transformá-la em pó.

Fabricar a rapadura para consumo próprio, além de sair mais barato, também garante a pureza do alimento que, quando industrializado, pode ser acrescido de conservantes e produtos químicos. Para os veganos, também, o processo doméstico é um modo de se certificar sobre a sustentabilidade da rapadura.

 

Conheça mais sobre o assunto adquirindo o Curso Online Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo da Universidade Online de Viçosa.

 

Fonte: eHow Brasil - ehow.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Luiz Paulo Miranda Vaillant

12 de dez de 2018

Não estou conseguindo fazer a rapadura e o mascavo. Já li e reli várias vezes o material do curso e não acho solução. Já tentei umas dez vezes e minha rapadura ou sai puxenta ou vitrificada. Segui todas as recomendações do curso, Cana recém cortada, cana limpa, cana raspada, correção de acidez, etc.. Experimentei vários pontos de de puxa, da mais macia até a mais endurecida. Estou decepcionado e a ponto de desistir. O que falta fazer?

Resposta do Portal Cursos UOV

12 de dez de 2018

Olá Luiz,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Se ela puxenta você tem q deixar ela mais um pouco no fogo baixo, não muito tempo se não ela passa do ponto e fica vitrificada.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

norberto Swarowsky

25 de set de 2018

fiz melado de cana no sitio e quero fazer ´pe de moleque que no sul se chama rapadura pois é com amendoim torrado.Vcs podem me enviar a receita simples para esse processo?? Grato Norberto

Resposta do Portal Cursos UOV

26 de set de 2018

Olá Norberto,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Uma vez atingido o ponto da rapadura, basta misturar o amenduim e continuar mexendo até que fique com uma consistência mais grossa e virar na tábua ou folha de bananeira para endurecer, em seguida, cortar os pedaços do tamanho que quiser.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você