A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é um alimento muito versátil e que pode ser preparado de várias formas. A boa notícia é que ela pode ser plantada em seu sítio ou até mesmo no quintal de sua casa. Antes de cultivá-la, é preciso estar atento a alguns pontos. Tome nota:
Clima ideal
De origem brasileira e tropical, a mandioca é uma raiz que exige temperaturas superiores a 18°C para que possa se desenvolver perfeitamente. Ainda, além de quente, o clima deve ser também úmido para o plantio.
Luminosidade
Essa planta necessita de uma boa luminosidade, mas admite cultivo com sombras parciais ou com luz solar direta.
Solo
A única exigência para cultivar mandioca é que o solo seja drenado. Até em solos poucos férteis a planta consegue se desenvolver. Solos argilosos e compactados desfavorecem o crescimento de suas raízes e, por isso, não são indicados. Permeável, fértil, rico em matéria orgânica e pH entre 5 e 6 são as características desejáveis de um solo para se cultivar mandioca.
Irrigação
Você pode optar pelos mais diferentes sistemas de irrigação, mas precisa estar atento ao fato de que o solo deve estar sempre úmido, sem ficar encharcado. Nos cinco primeiros meses de desenvolvimento, a falta de água é um ponto crítico e pode prejudicar a mandioca. Em um estágio mais avançado de desenvolvimento ela resistirá melhor a períodos de seca.
Como plantar
Para dar início ao plantio, você precisará de pedaços de caule de plantas adultas saudáveis, conhecidos como manivas. Corte pedaços de 15 a 25 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Depois, insira-os em sulcos ou covas que tenha de 5 a 10 cm de profundidade. A forma como você posiciona as manivas será determinante no resultado do cultivo: caso você disponha-as verticalmente ou inclinadas, elas darão origem a plantas com raízes mais profundas; horizontalmente, produzirão raízes mais superficiais e a colheita será mais fácil. Inclinadas ou na vertical, as manivas apresentarão melhor rendimento. As plantas podem ser posicionadas em uma distância de aproximadamente 60 cm entre elas.
Como colher
A colheita tem um tempo mais longo, podendo ser feita a partir de 12 a 18 meses, mas podem variar de 6 a 3 anos. Ainda que pareça muito tempo, o resultado, com certeza, será recompensador!
Conheça nossos Cursos Online da Área Agroindústria:
Curso Online Profissionalizante de Produtor de Mandioca
Cultivo de Mandioca
Processo de Mandioca – Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa
Fonte: Como Fazer em Casa – comofazeremcasa.net
por Renato Rodrigues
Quero fazer parte do grupo de vocês
Boa tarde, Elias!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os nossos Cursos, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa
Obrigado, foi muito útil.
Olá, Marcos!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo.
Atenciosamente
Lidiane Lisboa
Muito obrigada pela dica do platio do aipim ou a mandioca
Olá, Iluanir!
Como vai?
Ficamos felizes em saber que gostou da nossa matéria.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa
Atualmente moramos num sítio de 74 hectares, onde eu e meu marido ,ambos aposentados,viveremos. Pretendemos plantar verduras ,legumes, milho ( com fim de produzir comercialmente fubá puro de moinho d'água), galinheiro e pequena pocilga. Temos água em abundância e queremos fazer tudo de forma correta, sem agrotóxico e com possibilidades de comercializar o excedente. Precisamos de orientações técnicas e práticas.
Olá, Olga!
Agradecemos sua visita a nosso site!
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa
Gostaria de fazer o curso online.
Olá, Maria Helena
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77