Passo a passo para plantar mandioca

Aprenda a plantar mandioca em seu sítio ou até no quintal de sua casa

Plantação de mandioca

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é um alimento muito versátil e que pode ser preparado de várias formas. A boa notícia é que ela pode ser plantada em seu sítio ou até mesmo no quintal de sua casa. Antes de cultivá-la, é preciso estar atento a alguns pontos. Tome nota:

Clima ideal

De origem brasileira e tropical, a mandioca é uma raiz que exige temperaturas superiores a 18°C para que possa se desenvolver perfeitamente. Ainda, além de quente, o clima deve ser também úmido para o plantio.

Luminosidade

Essa planta necessita de uma boa luminosidade, mas admite cultivo com sombras parciais ou com luz solar direta.

Solo

A única exigência para cultivar mandioca é que o solo seja drenado. Até em solos poucos férteis a planta consegue se desenvolver. Solos argilosos e compactados desfavorecem o crescimento de suas raízes e, por isso, não são indicados. Permeável, fértil, rico em matéria orgânica e pH entre 5 e 6 são as características desejáveis de um solo para se cultivar mandioca.

Irrigação

Você pode optar pelos mais diferentes sistemas de irrigação, mas precisa estar atento ao fato de que o solo deve estar sempre úmido, sem ficar encharcado. Nos cinco primeiros meses de desenvolvimento, a falta de água é um ponto crítico e pode prejudicar a mandioca. Em um estágio mais avançado de desenvolvimento ela resistirá melhor a períodos de seca.

Como plantar

Para dar início ao plantio, você precisará de pedaços de caule de plantas adultas saudáveis, conhecidos como manivas. Corte pedaços de 15 a 25 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Depois, insira-os em sulcos ou covas que tenha de 5 a 10 cm de profundidade. A forma como você posiciona as manivas será determinante no resultado do cultivo: caso você disponha-as verticalmente ou inclinadas, elas darão origem a plantas com raízes mais profundas; horizontalmente, produzirão raízes mais superficiais e a colheita será mais fácil. Inclinadas ou na vertical, as manivas apresentarão melhor rendimento. As plantas podem ser posicionadas em uma distância de aproximadamente 60 cm entre elas.

Como colher

A colheita tem um tempo mais longo, podendo ser feita a partir de 12 a 18 meses, mas podem variar de 6 a 3 anos. Ainda que pareça muito tempo, o resultado, com certeza, será recompensador!

Conheça nossos Cursos Online da Área Agroindústria:


Curso Online Profissionalizante de Produtor de Mandioca
Cultivo de Mandioca
Processo de Mandioca – Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa

Fonte: Como Fazer em Casa – comofazeremcasa.net

por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você