Aprenda a usar o Microsoft Excel com essas dicas básicas

O Excel é uma poderosa ferramenta para formatação e edição de planilhas

Excel

Leonardo Rodrigues, professor do Curso Online UOV Excel – Planejamento e Formatação Profissional de Planilhas Eletrônicas, esclarece que o editor de planilhas Microsoft Excel é um software completo que permite calcular e controlar dados de forma organizada e sistematizada, tarefa de alto destaque em ambientes corporativos, empresariais, de escritórios, escolares, entre outros.

Esse aplicativo da Microsoft se popularizou e se tornou um dos mais utilizados para a formatação e edição de planilhas. Porém, é comum que as pessoas, ao se depararem com esse aplicativo pela primeira vez, imaginem estar de frente a um bicho de sete cabeças, dada a quantidade de informações e possibilidades.

Fato é que, para se tornar um expert nesse aplicativo é preciso estudo e capacitação adequada, pois ele envolve uma enorme complexidade de processos que podem confundir até os mais experientes.

Mas você, iniciante, fique calmo! Confira alguns atalhos básicos e funções para que você comece a entender esse aplicativo de forma fácil:


- Para alternar entre planilhas, aperte Ctrl + Page Up ou Ctrl + Page Down

- Para pular para o último item da linha ou coluna, você pode segurar Ctrl + uma das setas direcionais, de acordo com a direção que você queira ir.
É possível chegar ao fim de colunas ou linhas com as setas direcionais, passando por cada célula de sua planilha. Mas, a forma descrita acima é mais ágil.

- Para selecionar mais de um item usando o teclado, você pode apertar a tecla Ctrl + Shift e a seta para a direção desejada.

- Quer colar informações em mais de uma célula? Fácil:
Não é necessário usar o Ctrl + C e Ctrl + V em cada uma. Você pode clicar no quadrado que está no canto inferior direito e arrastá-lo para as células nas quais deseja inserir o mesmo conteúdo. Mas, atenção, só vale para células sequenciais.

- Alguns atalhos podem ser usados para números e valores:
Ctrl + Shift + !: colocar todos os números com dois dígitos decimais em toda a coluna;
Ctrl + Shift + %: para porcentagem;
Ctrl + Shift + $: para valores monetários

- Para fixar células, insira um cifrão ($) antes da letra da coluna e do número da linha. Mas você também pode selecionar a célula e apertar F4.

- Para contar dados, isto é, contar o número de vezes que uma informação aparece em uma área selecionada, você pode usar o comando “=CONT.SE”. Também é possível utilizar “=SOMASE” para somar valores em uma seleção quando eles correspondem ao critério inserido.

- Para saber informações exatas, você pode usar a função “PROCV”.

- Para combinar elementos de duas colunas, por exemplo, você pode utilizar “&”.

- É possível gerar números aleatórios com a função “=ALEATÓRIO()”, gerando um número aleatório entre 0 e 1. A função “=ALEATÓRIO()*100” gera um número maior que 0 e menor que 100.

 

Fonte: Canaltech – canaltech.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você