Origami: De uma simples dobradura à arte que atravessa as fronteiras e os séculos.

Os Origamis são conhecidos pelos objetos que podem ser criados apenas dobrando papel. Mas essa é uma arte milenar japonesa que atravessou os séculos e as fronteiras asiáticas.

Origami

O Origami, que em japonês significa dobradura de papel, é uma arte milenar japonesa que nasceu a mais de mil anos na Corte Imperial, inicialmente como um passatempo. Com o passar dos anos, a arte de dobrar papéis foi transmitida ao povo e, assim, ultrapassou as fronteiras do império asiático e ficou conhecida no mundo todo.
Sua origem é discutida por muitos pesquisadores que acreditam que possa ter surgido junto com a invenção do próprio papel e alguns dizem que foi originária na China. Mas, foi no Japão que essa arte se difundiu mais.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses. O tsuru simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, a tartaruga longevidade.

Origami tsuru
Origami sapo
Origami tartaruga

 

 

 

 

 

Com certeza, o tsuru ou grou, como também é conhecido, é a representação mais conhecida e ganhou ainda mais destaque após a história de Sadako e a Estátua das Crianças da Bomba Atômica.

Origami Sadako

Sadako foi uma menina japonesa que sobreviveu a explosão das Bombas Atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, porém, como consequência da radiação emitida pelas bombas.
Aos 12 anos, hospitalizada e com expectativa de vida de, apenas, mais um ano, ela tomou conhecimento da lenda que dizia “Se você fizer mil grous de papel, seu desejo se tornará realidade”.  Assim começou sua jornada com as dobraduras e Sadako dizia sempre seu desejo: “Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.
Em 25 de outubro de 1955, Sadako veio a falecer. Não conseguiu realizar seu desejo de fazer os mil origamis. Seus colegas de classe dobraram os últimos pássaros que faltavam para que fossem enterrados com ela.
Dois anos após a morte de Sadako, foi erguido um Monumento da Paz às crianças no centro de Hiroshima. A estátua possui nove metros e tem a figura de uma menina segurando um tsuru gigante de papel. A inscrição gravada na pedra em frente ao monumento diz:
Este é o nosso grito.
Esta é a nossa oração.
Para a construção da paz no mundo.”

Mais de meio século depois da morte da Sadako, cartas e tsurus são enviados do mundo inteiro para o Monumento das Crianças da Bomba Atômica. Sua história serviu como símbolo do movimento pela paz na Terra.

Origami Monumento

Em 11 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Origami, em comemoração à data que o tsuru foi oficialmente reconhecido como símbolo da paz e, também, à data em que foi declarada o fim da Primeira Guerra Mundial.

Inúmeras comunidades mundiais se mobilizam todos os anos para divulgar a arte milenar de dobrar papel, suas utilizações e seus benefícios para coordenação, disciplina e criatividade.

Para você que curte origami ou que deseja aprender, acesse o curso online Origami - Arte da dobradura de papéis que é oferecido pela Universidade Online de Viçosa-UOV.

Por Rafaela Paiva
Fonte: Japão em Foco

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você