Quando o assunto é bem estar animal, uma das preocupações do avicultor é a ambiência nos aviários. Conforto térmico, umidade apropriada, qualidade da cama e do ar, controle de insetos e pragas são indicadores de boa produtividade, além de serem exigências do mercado avícola que devem ser rigorosamente atendidas.
Em um contexto onde o uso de produtos químicos e inseticidas é questionado, surge a necessidade de inovações sustentáveis para atender questões de segurança ambiental, bem estar animal e qualidade do produto na mesa do consumidor. É nesse tema que se insere o Condicionador Ambiental Diatex.
O Diatex é um produto que gera novos conceitos na avicultura brasileira, pois é natural (terra diatomácea – algas aquáticas fossilizadas), que auxilia no controle de insetos como o cascudinho (Alphitobius diaperinus), diminui a umidade da cama, formação de amônia (gás altamente tóxico) ao mesmo tempo em que é inofensivo para a ave, homem e a natureza.
No desenvolvimento do Diatex, a P&D da Sanex produziu e publicou dez trabalhos científicos sobre o produto. Além disso, foi título de dissertação de Mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O produto tem ação física sobre cascudinhos, agindo através da abrasão da epicutícula, o que leva a morte do inseto por desidratação Por ser um produto natural, não provoca resistência como a grande maioria dos inseticidas, além de possuir excelente efeito residual. Em estudos realizados, a terra diatomácea (matéria prima do Diatex) apresentou índices de mortalidade de até 98% de insetos adultos e larvas de cascudinhos em aviários.
Com relação à ambiência, o Diatex apresenta alta capacidade de redução da umidade da cama aviária, diminui seu pH e reduz a volatilização de amônia nos locais aplicados. Todos esses fatores contribuem para melhores condições de ambiência, bem estar e saúde animal.
No que diz respeito à aplicação, o Diatex é polvilhado manual ou mecanicamente na cama do aviário antes e/ou durante o alojamento das aves. As doses recomendadas variam para cada lote, integrado, região e finalidade, por isso é imprescindível que a recomendação seja feita por um técnico responsável. Embora o produto seja natural, existe a preocupação com o bem-estar do aplicador (produtor ou pessoal que faz a aplicação) e, por isso, é recomendável o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI).
Autores: Emersson Augusto Pocai, Gerente Técnico e Comercial da Sanex e Ricardo Hayashi, responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da Sanex.
Fonte: www.diadecampo.com.br
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77