A galinha em período de choco quase não sai do ninho nem para se alimentar/ Foto: www.montedolaranjal.com
Da mesma forma que a maioria das mães do mundo animal, as galinhas se preparam para cuidar das crias, o que acontece logo após botarem os ovos. Natural do ponto de vista biológico, essa comportamento pode representar perdas para os avicultores especializados na produção de ovos, sendo necessário o controle do período de choco.
O choco é uma reação típica da galinha logo após a postura dos ovos, quando a fêmea se prepara para aquecê-los e dar continuidade ao desenvolvimento dos pintinhos. Durante aproximadamente 21 dias, as aves chocas reduzem a postura até cessá-la de vez.
“O choco é uma condição fisiológica das aves que indica uma falência temporária do ovário e do oviduto, os quais regridem até interromper a postura de ovos”, explica o extensionista da Emater-MG e especialista em Avicultura, Almiro Gomide.
Além de pararem de botar, as galinhas chocas tem o manejo dificultado, uma vez que apresentam comportamentos mais agressivos que as outras aves. Para defender os ninhos, elas bicam, arrepiam as penas, piam de maneira ameaçadora e tentam amedrontar quem passa por perto.
Contudo, o choco vai muito além das mudanças comportamentais das aves. Elas alteram também a rotina de alimentação, não saindo dos ninhos nem para comer ou beber água, ficando mais fracas. Buscando evitar essas consequências, o produtor, sobretudo o que trabalha com sistema de criação intensivo ou semi-intensivo, precisa utilizar alguns artifícios para evitar ou mesmo interromper o período de choco.
Impedir que as aves passem a noite nos ninhos, evitar a redução do fotoperíodo, recolher os ovos várias vezes ao dia. Essas são algumas estratégias que podem ser utilizadas contra o choco, como ressalta Gomide, que também é professor do curso online de Criação de Frango e Galinha Caipira da UOV – “Deve-se evitar que as aves permaneçam no ninho, pois o peito em contato com os ovos estimula a liberação de prolactina, o que significa estimular o choco e inibir a produção de estrógeno, responsável pela postura dos ovos”
No entanto, se por algum motivo o choco acontecer, algumas dicas são eficientes para interrompê-lo. O saber popular, que indica a imersão da ave em balde de água fria, realmente funciona. O procedimento deve ser repetido duas vezes ao dia, durando alguns segundos. Outra alternativa é separar as galinhas chocas do ninho, oferecendo alimento em abundância e luz por 48 horas seguidas.
Por: Lorena Tolomelli
Gostei das dicas sobre galinha choca
Olá, Edinaldo Ribeiro! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Minha galinha está a 6 dias ficando arrepiada, faz um barulho estranho quando chegamos perto, e não bota mais ovo, sendo q ela bota a cada 2 ou 3 dias, desce da caixinha dela apenas uma vez ao dia e já volta,seu cocozinho está preto e parecendo como se fosse de cachorro pequeno,e sai uns negócio branco, o que pode ser?
Olá, Joyce Elen de Oliveira! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Meus pais tem algumas galinhos no sítio. De um tempo pra cá as maioria galinhas têm ficado chocas com muita frequência.(botam 3 a 4 ovos e ficam chocas novamente) As que ficam chocas, minha mãe separa do restante.Coloca em uma casinha separadamente e coloca pouca água e pouca comida. Mas logo que elas voltam, botam poucos ovos e voltam a ficar chocas. Seria falta de algum nutriente ou manejo incorreto. Elas são tratadas com ração p/ galinha poedeira, milho restos de comida.
Olá, Vicente Pimenta Chanavat Filho! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa tentou contato com você, mas sem sucesso.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Desejo fazer cursos sobre criação de galinha caipira
Olá, José! Tudo bem?
Agradeço sua visita no nosso site!
Em breve uma de nossas consultoras entrará em contato com você para te passar maiores informações sobre o curso.
Agradeço seu contato e precisando estou a disposição.
Abraço!
Equipe CPT.
Bomdia! Tenho uma galinha que sempre entra no periodo de choco . Fica por mais de 30 dias mas nao tira menhum pintinho . O que devo fazer? Gratidao
Olá, Alzira! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Nesse caso, recomendo que você procure um profissional para te orientar de forma mais eficiente.
Abraço!
Ingrid Filomeno
Minha galinha já tem uns três anos mas nunca chocou! Agora estou sem galo e ela resolveu chocar, faz muitos dias já. Será que se eu colocar um pintinho e retirar os dois ovos que tem lá ela fica feliz e sai do choco? Vai cuidar do pintinho?
Olá, Ana Paula! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita! O CPT disponibiliza na área em questão vários cursos.
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados nos cursos.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.
Minha galinha entrou no choco, era o que eu esperava, mas agora fiquei na dúvida. Posso deixar o galo dentro do galinheiro junto com a galinha enquanto ela está chocando. O galinheiro tem 3 mt de comprimento, 2 mt de altura e 1,5 de profundidade e a galinha é garnizé. Obrigado
Olá, Edison! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita! :)
O CPT possui Cursos na área da avicultura que podem te auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.
Gostei das orientações de vocês. Estou com um problema: tenho uma galinha, dentre outras, que há mais de 6 meses está no choco fora do ninho. O que faço para ela deixar o choco?
Olá, LEDA! Como vai?
Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria, não deixe de nos visitar sempre. Aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão te ajudar.
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.
A minha galinha tem mais de mês que não bota, eu tirei ela do choco e com isso ela parou de botar. O que eu faço pra ela botar novamente?
Olá, Valdimeia
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Normalmente, o período de muda natural das aves demora entre três e quatro meses. Assim, as galinhas param de botar ovos, os quais voltam à normalidade de produção apenas no fim desse tempo. Para aproveitar as aves em um segundo período de produção, o criador deve realizar a muda forçada, garantindo os ovos e a comercialização dos mesmos.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika
Gosto das informações dadas sobre as galinhas, obrigada.
Olá, Maisa
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77