Conheça a doença de Newcastle e defenda sua granja

A enfermidade é causada por um vírus e pode levar a morte de muitas aves do plantel

"O contágio da Newcastle se dá pelo ar e contato direto entre as aves"

A doença de Newcastle pode acometer frangos criados nos sistemas industrial, caipira e orgânico. Essa patologia exige atenção redobrada dos produtores, uma vez que, em estágios avançados, pode levar a perda de altas quantidades de animais, trazendo prejuízos à granja.

As primeiras características apresentadas pelos animais com Newcastle são o inchaço dos olhos, que podem até se fechar, e a liberação pelo bico de uma secreção espessa. Além disso, as aves  ficam com febre alta e sem apetite , deitando-se nas áreas mais escuras do galinheiro. Outro sintoma característico dessa enfermidade é a cor azulada da crista e outras peles da cabeça.

“Com o progresso da doença, os animais apresentam alterações neurológicas e demonstram paralisia no pescoço, ficando com o pescoço torto”, explica a médica veterinária, Maria do Carmo Arenales.

A doença é passada pelo contato direto entre as aves ou pelo ar, o que a torna ainda mais perigosa, já que a contaminação na granja se dá de maneira rápida. Uma forma de evitar a enfermidade é adquirir pintos apenas de criatórios seguros, com certificação e livres da Newcastle. Vale lembrar que o vírus responsável pela patologia (Paramyxoviridae) não passa da matriz para os pintinhos.

“Legalmente está proibido o tratamento. A doença tem de ser notificada aos órgãos competentes e todo o rebanho precisa ser sacrificado. A prevenção da doença se faz com a vacinação dos pintinhos”, afirma Arenales, que também é professora do Curso Online de Criação Orgânica de Aves e Suínos da UOV.

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você