A doença de Newcastle pode acometer frangos criados nos sistemas industrial, caipira e orgânico. Essa patologia exige atenção redobrada dos produtores, uma vez que, em estágios avançados, pode levar a perda de altas quantidades de animais, trazendo prejuízos à granja.
As primeiras características apresentadas pelos animais com Newcastle são o inchaço dos olhos, que podem até se fechar, e a liberação pelo bico de uma secreção espessa. Além disso, as aves ficam com febre alta e sem apetite , deitando-se nas áreas mais escuras do galinheiro. Outro sintoma característico dessa enfermidade é a cor azulada da crista e outras peles da cabeça.
“Com o progresso da doença, os animais apresentam alterações neurológicas e demonstram paralisia no pescoço, ficando com o pescoço torto”, explica a médica veterinária, Maria do Carmo Arenales.
A doença é passada pelo contato direto entre as aves ou pelo ar, o que a torna ainda mais perigosa, já que a contaminação na granja se dá de maneira rápida. Uma forma de evitar a enfermidade é adquirir pintos apenas de criatórios seguros, com certificação e livres da Newcastle. Vale lembrar que o vírus responsável pela patologia (Paramyxoviridae) não passa da matriz para os pintinhos.
“Legalmente está proibido o tratamento. A doença tem de ser notificada aos órgãos competentes e todo o rebanho precisa ser sacrificado. A prevenção da doença se faz com a vacinação dos pintinhos”, afirma Arenales, que também é professora do Curso Online de Criação Orgânica de Aves e Suínos da UOV.
Por: Lorena Tolomelli
Tenho uns frangos que ficarão com os pescoços torcidos ,crio os mesmo desde pintinhos ,na ocasião da compra o vendedor disse-me que os mesmos fora vacinado,não sei o que fazer moro em uma zona rural, como lidar com a doença.
Olá, Manoel Da Conceição
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico passa a ser um risco desnecessário à ave.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika
Cursos para criação de galinha caipira
Olá Maria José Alexandrina Alves,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes pelo seu interesse em realizar o curso de galinha caipira. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso criação de galinhas caipiras. Com ele você aprenderá todos os segredos para ter sucesso nesta área.
Atenciosamente,
VIctor Sampaio
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77