Ao contrário do que muitos pensam, o termo “galinha caipira” diz respeito à forma como a galinha é criada, não a uma raça de galinhas. É muito procurada por ser considerada mais saudável, pois sua alimentação é natural e sua criação é livre.
“O maior atrativo dessa avicultura alternativa é a existência de uma fatia do mercado consumidor disposta a pagar mais caro para adquirir produtos com certificação diferenciada de qualidade e que só possuam ingredientes naturais em seu processo de produção.”, garante o Doutor em Zootecnia Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso Criação de Frango e Galinha Caipira.
A ave caipira é um produto diferenciado, resultante do cruzamento de raças pesadas de corte com raças semipesadas de postura, o que a caracteriza como menos exigente e mais resistente a adversidades que o frango de corte industrial.
Essas aves melhoradas, sendo criadas de forma intensiva, semi-intensiva ou extensiva, fazem com que os produtores tenham animais com bom desempenho e produtos para oferecer ao mercado com sabor característico dos produtos caipiras.
Relacionamos aqui quatro pontos a serem observados por você que está pensando em iniciar uma criação de galinhas caipiras:
Estrutura
O galinheiro dedicado à criação dessas aves deve ser o mais natural possível. Deve ser construído um espaço com cobertura de madeira, telhas ou outro material adequado, mas o chão deve permanecer de terra, o que deixará a galinha mais saudável, evitando que ela se machuque ao ciscar no cimento.
Para manter o hábito de vida natural, quanto maior o espaço para que as galinhas circulem livremente, melhor. Também poderá ser construída uma área de encubação, chamada de chocadeira, para os ovos que serão postos.
Na criação semi-intensiva, pode-se construir um barracão com tela arredondada na parte da frente para que possam tomar sol e se proteger da chuva e protegê-las de predadores, o que permite que sejam observadas diariamente.
Matrizes
É necessário verificar as matrizes adquiridas. Geralmente, recomenda-se comprar as matrizes de outros criadores, pelo fato de já virem férteis e com boa qualidade de reprodução. De toda forma, é importante que sejam avaliadas por um zootécnico, a fim de verificar sua qualidade e estado de saúde, pois elas fazem parte do investimento inicial da sua criação.
Alimentação
Por serem apreciadas pela naturalidade com que são criadas, não é adequado alimentar as aves com ração industrializada. Ingredientes naturais, como o milho, garantem uma criação caipira correta.
Você pode, também, fabricar a ração das aves, que deverá ser composta de alimentos energéticos, como o mencionado milho, e fontes proteicas, como o farelo de soja, de algodão, minerais e micronutrientes.
O alimento deve ser dado duas vezes ao dia, de forma a estimulá-las a comer e não prejudicar a rotina das aves. Além dessa ração, podem ser alimentadas, também, com verduras.
Cuidados
É importante manter o local onde elas vivem sempre limpo. Esses animais se sujam bastante e defecam muito, por isso deve-se oferecer sempre água limpa e higienizar o local onde vivem, evitando doenças. Num intervalo de dois meses, vermífugos podem ser dados na água para livrá-las de verminoses. Pela característica de, geralmente, botarem ovos pela manhã, será preciso prendê-las à noite para que os ovos sejam facilmente localizados, evitando perdas ou quebra dos mesmos.
Conheça nossos Cursos Online na Área de Avicultura:
Produção de Frangos de Corte
Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura
Fonte: Novo Negócio – novonegocio.com.br
por Renato Rodrigues
Horta e criação de aves.
Agradeço sua visita em nosso site!
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Eu muito legal quem as galinhas caipiras. Como quero começar quero compra umas galinhas
Olá,José Carlos
Como vai?
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
No momento não trabalhamos com indicações de criadores.
Na área em questão o CPT, disponibiliza os cursos, link: https://www.cpt.com.br/busca/cursos/avicultura
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Frangas para ovos. Galinhas poedeiras.
Olá Marcos Aurélio,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos que serão fundamentais para o seu sucesso com a criação de galinhas poedeiras.
Atenciosamente,
Victor Sampaio
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77