Galinha caipira bota ovos orgânicos?

A criação de galinha caipira é uma alternativa de produção de ovos destinada a um mercado consumidor exigente

Galinha caipira bota ovos orgânicos?

“No Brasil, a criação de galinha caipira é uma alternativa de produção de ovos destinada a um mercado consumidor exigente, que busca produtos naturais e de melhor qualidade, disposto a pagar mais caro”, afirma Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso Online UOV Criação de Frango e Galinha Caipira. Mas será que o ovo de galinha caipira é orgânico, ou seja, livre de aditivos químicos?

Na criação de galinhas caipiras, as aves são criadas soltas, livre de gaiolas. O objetivo é fazer com que as aves desenvolvam o comportamento natural, ciscando e se deslocando livremente. Entretanto, os ovos produzidos por elas não são necessariamente orgânicos. Há formas de diferenciar os vários tipos de ovos segundo Bruno Antunes Soares, especialista em aves e professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Ovo orgânico x ovo caipira


O ovo orgânico é produzido por galinhas criadas como as galinhas caipiras. A diferença é que as galinhas produtoras de orgânicos são alimentadas com insumos sem transgênicos nem agrotóxicos. Além disso, elas não podem ser tratadas com antibióticos nem hormônios de crescimento. O sistema orgânico busca a produção sustentável, sem causar impactos ambientais nem prejuízos ao meio ambiente.

O ovo caipira é produzido por galinhas caipiras, criadas tanto em galinheiro como em área aberta para circularem livres. Recomenda-se 0,5 m² de pasto para cada ave. A dieta dessas aves não pode apresentar nenhum pigmento artificial. Além disso, as aves devem se alimentar de verduras, legumes e cereais - como o milho, que oferece pigmentação natural para que a gema do ovo se torne alaranjada.

Ovo de granja x ovo “cage free”


O ovo de granja ou industrial é produzido por galinhas pertencentes a linhagens melhoradas geneticamente. As aves são criadas em gaiolas e contam com uma dieta balanceada, incluindo ração à base de milho transgênico. Os manejos sanitário e nutricional são realizados de forma criteriosa e o ambiente de criação é controlado.

O ovo “cage free” é produzido por galinhas industriais, criadas em gaiolas, mas com espaço para ciscar, para desenvolverem seu comportamento natural. No aviário, são distribuídos ninhos e poleiros, em ambiente com luminosidade controlada. As aves recebem uma alimentação balanceada, que supre as suas necessidades diárias.

Conheça os Cursos Online UOV da Área Avicultura.

Leia o artigo "Criação de galinhas caipiras".

Fonte: g1.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você