Muda forçada das penas inibe pausa na produção de ovos

Os produtores de galinha caipira podem usar esse método para garantir a produção de ovos por mais tempo na propriedade

A muda forçada das penas faz com que as galinhas continuem botando ovos

Um dos subprodutos da criação de frangos e galinhas no sistema alternativo mais procurado é o ovo. Com sua gema de coloração característica, o alimento tem saída no mercado e é garantia de lucros para o produtor. O que fazer então quando as galinhas caipiras entram no estágio de pausa e param de produzi-los? A muda forçada das penas é uma solução.

Normalmente, o período de muda natural  das aves demora entre três e quatro meses. Assim, as galinhas param de botar ovos, os quais voltam à normalidade de produção apenas no fim desse tempo. Para aproveitar as aves em um segundo período de produção, o criador deve realizar a muda forçada, garantindo os ovos e a comercialização dos mesmos.

O método mais comum de muda forçada das penas tem relação com a alimentação das aves. No caso, o produtor deixa os animais sem comida por alguns dias, o que prejudica temporariamente o sistema reprodutor da galinha. O resultado dessa técnica é aves com o trato reprodutivo semelhante ao de animais jovens, prontos para colocar novos ovos, como afirma o extensionista da Emater – MG e especialista na área, Almiro Gomide – “Ao sofrerem a muda forçada, as galinhas retornam mais rapidamente a produção de ovos.”

Outra maneira de forçar a muda das penas se dá por meio da inclusão de substâncias químicas na ração destinada às aves. Usa-se também a modificação na concentração de íons de cálcio, fósforo, sódio, potássio, iodo e zinco, por exemplo, que interferem substancialmente na produção dos ovos. O que o produtor não pode perder de vista é que a muda forçada é uma boa estratégia, mas nem sempre é a melhor opção em todos os casos.

“É valido lembrar que em lotes com pequeno número de aves muitas vezes não compensa promover essa muda forçada. Isso porque dependendo da região é possível alcançar bons preços na venda, facilitando a colocação desses animais no mercado”, acrescenta Gomide, que também é professor do curso de Criação de Frango e Galinha Caipira da UOV – Universidade Online de Viçosa.

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você