Muda forçada das penas inibe pausa na produção de ovos

Os produtores de galinha caipira podem usar esse método para garantir a produção de ovos por mais tempo na propriedade

A muda forçada das penas faz com que as galinhas continuem botando ovos

Um dos subprodutos da criação de frangos e galinhas no sistema alternativo mais procurado é o ovo. Com sua gema de coloração característica, o alimento tem saída no mercado e é garantia de lucros para o produtor. O que fazer então quando as galinhas caipiras entram no estágio de pausa e param de produzi-los? A muda forçada das penas é uma solução.

Normalmente, o período de muda natural  das aves demora entre três e quatro meses. Assim, as galinhas param de botar ovos, os quais voltam à normalidade de produção apenas no fim desse tempo. Para aproveitar as aves em um segundo período de produção, o criador deve realizar a muda forçada, garantindo os ovos e a comercialização dos mesmos.

O método mais comum de muda forçada das penas tem relação com a alimentação das aves. No caso, o produtor deixa os animais sem comida por alguns dias, o que prejudica temporariamente o sistema reprodutor da galinha. O resultado dessa técnica é aves com o trato reprodutivo semelhante ao de animais jovens, prontos para colocar novos ovos, como afirma o extensionista da Emater – MG e especialista na área, Almiro Gomide – “Ao sofrerem a muda forçada, as galinhas retornam mais rapidamente a produção de ovos.”

Outra maneira de forçar a muda das penas se dá por meio da inclusão de substâncias químicas na ração destinada às aves. Usa-se também a modificação na concentração de íons de cálcio, fósforo, sódio, potássio, iodo e zinco, por exemplo, que interferem substancialmente na produção dos ovos. O que o produtor não pode perder de vista é que a muda forçada é uma boa estratégia, mas nem sempre é a melhor opção em todos os casos.

“É valido lembrar que em lotes com pequeno número de aves muitas vezes não compensa promover essa muda forçada. Isso porque dependendo da região é possível alcançar bons preços na venda, facilitando a colocação desses animais no mercado”, acrescenta Gomide, que também é professor do curso de Criação de Frango e Galinha Caipira da UOV – Universidade Online de Viçosa.

Por: Lorena Tolomelli

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Givaldo C Passos

21 de mai de 2020

Boa Noite.. Eu tenho galinhas de diversas idades juntas... Algumas que estavam pondo pararam... Posso parar de alimentar assim mesmo.

Resposta do Portal Cursos UOV

26 de jun de 2020

Olá,Givaldo

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Recomendamos que procure um veterinário especializado em avicultura em sua região, para que este profissional consiga orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Fernando de Souza Franco

27 de abr de 2020

Muito bom!

Resposta do Portal Cursos UOV

28 de abr de 2020

Olá, Fernando 

Tudo bem?

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

O CPT disponibiliza diversos cursos na área, onde você terá a oportunidade de se capacitar ainda mais na área, ao adquiri-los.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente.

Erika Lopes

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2020. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você