Incubação de ovos: conheça os métodos adequados para cada tipo de criação

Nos sistemas extensivos, a incubação natural é muito utilizada, enquanto a artificial domina as criações semi-intensivas e intensivas

O ovo pode ser incubado de maneira natural, pela própria galinha, ou artificialmente, com as chocadeiras

O ovo é um dos mais importantes subprodutos da avicultura. Além de ser um alimento com mercado aquecido e demanda constante, é dele que os novos animais são originados, renovando o plantel. Para garantir o nascimento dos pintinhos, a incubação se faz necessária e exige cuidados especiais.

A incubação dos ovos pode se dar de maneira natural ou artificial. No método natural, a galinha choca deve ser escolhida com atenção. Ela precisa ter boa habilidade materna, fazendo com que os ovos chocados por ela apresentem alta taxa de eclosão. Esse tipo de incubação é muito comum no sistema de criação extensivo.

“O tipo de incubação a ser adotado irá depender do número de ‘ovos férteis’ produzidos. De forma geral, a incubação natural é utilizada no sistema extensivo de criação, enquanto a artificial é mais utilizada nos sistemas semi-intensivo e intensivo”, ressalta o especialista em criação de frangos no sistema caipira, Almiro Gomide.

Na incubação artificial, um equipamento é utilizado para manter a temperatura dos ovos até que eles eclodam. A incubadora, conhecida popularmente como chocadeira, é encontrada com facilidade no mercado e geralmente consegue abrigar de 35 a 1200 ovos. Na criação industrial de aves, o número de ovos chocados na máquina pode ser de até 50 mil.

"Para a criação de galinha caipira no sistema semi-intensivo, esse tipo de máquina é praticamente inviável , pois o plantel de aves para a produção de ‘ovos férteis’ geralmente possui um grande número de animais, ocupando uma área de piquete muito grande", explica, Gomide, que também é professor do curso online de Criação de Galinha Caipira da UOV.

 

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você