Manejo do sistema tipo nipples para a produção de frangos de corte

"A pressão máxima que se deveria colocar em um nipple para aves adultas seria de algo como 60 cm como máximo"

O sistema tipo nipples foi adotado em todo mundo em galpões de frangos de corte, devido às vantagens econômicas que ele propicia. Como é um sistema moderno, devemos aprender a manejá-lo corretamente e saber escolher o nipple adequado de acordo com a criação e as condições climáticas da região em que está instalada a granja ou, caso contrário, os resultados poderão ser ruins. 

Sabendo disso e levando em consideração que a água é um dos nutrientes mais importantes e o mais econômico da alimentação, devemos propiciar condições para que as aves cada vez mais ingiram a máxima quantidade de água para desenvolver seu potencial de crescimento. 

Um bom manejo de um sistema de nipples consiste nos seguintes pontos: Limpeza, Altura e Pressão adequada.

Limpeza

Para evitar que entre sujeira nos nipples , recomenda-se usar um filtro e para limpar a tubulação, são necessárias as drenagens, após a medicação, vacinação ou qualquer tratamento na água, com produtos que possam provocar obstruções no sistema, além de retirar o ar acumulado dentro dela. Consideram-se os melhores filtros aqueles que não permitem a passagem da luz, para evitar o crescimento de algas que retêm partículas. A limpeza do filtro deve ser feita sempre que necessária e as tubulações podem ser limpas com ácido acético, se a água for alcalina, ou amônia, se a água for ácida. Vejam as proporções que se usam de acordo com o tipo de água:

Tipo de Água

Solução

Concent.

Dosificação

Frequência

Alcalina

Vinagre

0.2 %

200 ml vinagre
800 ml água

Depois da vacinação ou medicação

Alcalina

Vinagre

0.4 %

400 ml vinagre
600 ml água

Entre lotes

Ácida

Amoníaco

0.025 %

25 ml amoníaco
975 ml água

Depois da vacinação ou medicação

Ácida

Amoníaco

0.05 %

50 ml amoníaco
950 ml água

Entre lotes

NOTAS:

1. As dosificações serão feitas com o dosificador regulado à 1%.

2. O vinagre à 10% (se for vinagre puro diminuir um decimal).

3. Não permitir a permanência de água clorada nos canos durante o período entre lotes (pode danificar as membranas do regulador). 

Naturalmente que o melhor horário para realizar essas drenagens é ao meio dia e na primeira hora da tarde, antes que as aves voltem a consumir alimento.

Altura

A altura correta dos nipples , com exceção do primeiro dia, é aquela em que as aves, com os pés firmemente assentados no chão, devem se esforçar um pouquinho para alcançar o nipple . Com a cabeça devem formar um ângulo de 45º , para assim abrir o bico em forma de funil e tomar facilmente toda água que sai do nipple .

No primeiro dia, coloca-se o nipple na altura do olho da ave para que o pintinho possa acioná-lo facilmente.

No caso das aves estarem ofegantes e com o bico aberto por causa do calor, ela não consegue coordenar a respiração e beber água com a cabeça levantada, é recomendado que as linhas sejam baixadas para que possam beber água. Isso somente durante as horas em que o fenômeno ocorrer.

Pressão da Água

O terceiro ponto seria ajustar a pressão conforme a idade e as necessidades das aves, seguindo as instruções de cada equipamento, pois, pode variar de acordo com o modelo, se é de baixa , média ou alta vazão. A pressão máxima que se deveria colocar em um nipple para aves adultas seria de algo como 60 cm como máximo. Com pressão maior que essa, dificilmente as aves beberiam água sem respingar na cama. Esta seria a recomendação de vazão que deveriam dispor os nipples de acordo com a idade das aves.

A pressão normalmente é ajustada uma vez por semana com a função de fornecer uma boa quantidade de água às aves, a fim de aproveitarem todo o seu potencial genético e conseguirem atingir os pesos estipulados pelos padrões da linhagem.

Fonte: Revista Avicultura Industrial  - Nº 1093

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você