Técnica de manejo ajuda a manter saúde nas granjas

Programar a chegada e a saída do plantel ajuda a diminuir a propagação de micro-organismos nas instalações

A técnica “todos dentro – todos fora” permite a criação do vazio sanitário

A saúde do plantel é um dos pontos mais importantes na criação animal. Nas granjas de frango, por exemplo, são várias as técnicas de manejo que ajudam a manter a sanidade das aves. Uma das mais famosas e utilizadas é a chamada “todos dentro – todos fora”.

Essa técnica é aplicável em qualquer sistema de produção, seja ele de integração, cooperativo ou independente. Na verdade, ela consiste na entrada e saída unificada dos animais no aviário, uma vez que estes chegam ao mesmo tempo com um dia de vida e só saem juntos para o abate.

“Esse esquema atende às razões de ordem veterinária, pois ele dificulta a propagação de micro-organismos de plantéis mais velhos para os recém-chegados, explica o doutor em produção de aves”, Judas Tadeu Cotta.

O manejo “todos dentro – todos fora” cumpre uma importante necessidade nos galpões de criação: o vazio sanitário. Esse período de descanso permite o rompimento do ciclo de vida de agentes que podem causar doenças. O resultado positivo da técnica fez com que ela se expandisse por vários países, sendo aplicada em diferentes regiões do mundo.

"O melhor modo de criar deve considerar também a idade de abate, a separação por sexo, a densidade de criação e o planejamento de entradas e saídas de lotes", acrescenta Cotta, que também é professor do Curso Online de Produção de Frango de Corte da UOV.

 

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você