Vacinação correta garante saúde na criação de frangos de corte

As vacinas precisam ser oferecidas no tempo correto e de acordo com a idade dos animais e doença combatida.

A vacinação é uma atividade imprescindível para manter a saúde dos animais

Para garantir qualidade em uma criação animal, o produtor precisa ter em mente a necessidade de manter o plantel livre de doenças e problemas de ordem sanitária. A melhor maneira de evitar transtornos desse tipo é estar atento às vacinas e remédios que os animais precisam tomar, garantindo a saúde e o bom desenvolvimento do grupo.

No caso da criação de frangos de corte, setor que se expande cada vez mais no Brasil, as principais vacinas que devem ser oferecidas às aves são as que combatem a Bronquite, Marek e Gumboro. A aplicação das substâncias deve ser realizada no primeiro dia de vida dos animais, quando eles ainda estão no incubatório e no nível de campo.

Para efetivar a ação da vacina contra Gomboro, por exemplo, um reforço precisa ser efetuado entre o oitavo e o 14º dia de vida da ave. Já na prevenção contra a Newcastle, a segunda dose deve ser aplicada no décimo dia de vida.

“Deve-se evitar ao máximo o atraso das vacinações, pois as aves estarão correndo risco sanitário que pode levar a perdas econômicas muitas vezes irrecuperáveis”, afirma o doutor em produção das aves e alimentação animal, Judas Tadeu Cotta.

Além de ser importante para os animais, manter a vacinação em dia é fundamental para quem mantém granjas no sistema comercial. Isso porque estes estabelecimentos estão sujeitos a visitas de órgãos de inspeção sanitária, podendo ter a licença de criação suspensa caso sejam encontradas irregularidades.

“As vacinas devem ser armazenadas em geladeiras, fora do congelador, e estarem no seu período normal de validade. Após a vacinação, os frascos vazios e com sobras de vacina devem ser depositados em local adequado, geralmente enterrados”, explica Cotta, que também é professor do Curso Online de Produção de Frango de Corte da UOV.

 

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você