Os caprinos devem iniciar sua vida reprodutiva assim que atingem pelo menos 70% do peso vivo de um adulto. Isso significa um peso próximo a 35 kg para as cabras e 45 kg para os bodes, com ligeira variação, conforme o porte da raça, o que demonstra sua grande precocidade.
“Em animais criados sob um bom manejo, esse peso pode ser atingido por volta dos sete a oito meses de idade. As fêmeas que atingem essa fase podem ser colocadas na presença de um bode, para que a cobertura seja feita, assim que o primeiro cio neste peso se manifestar”, afirma Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, Médica Veterinária. Pós-graduada em tecnologia de laticínios. Diretora técnica da Associação Mineira de Criadores.
Os caprinos são animais poliéstricos, ou seja, as fêmeas apresentam vários cios, que se repetem a cada 21 dias. Essa manifestação do cio ocorre o ano todo para espécies adaptadas aos trópicos, ou raças originárias de regiões de clima temperado, de forma estacional, em determinadas épocas do ano, geralmente final de verão e início de outono. Essa época é marcada por uma alteração do fotoperíodo, com a ocorrência de dias curtos.
Este é um fator de grande importância a ser considerado no manejo, já que a sazonalidade reprodutiva leva também à sazonalidade da produção. Por causa desse comportamento, a oferta de leite fica muito alta durante a primavera e início do verão, e cai fortemente durante o final do verão e ao longo do outono e inverno.
A cabra apresenta um ciclo estral dividido em quatro fases:
- Proestro;
- Estro;
- Metaestro; e
- Diestro.
Em cada uma dessas etapas do ciclo, a cabra passa por modificações em seu comportamento e também na estrutura de seu aparelho reprodutivo, que vai sendo preparado para a concepção e para a gestação.
Em termos de manejo, a fase que deve ser considerada mais importante pelo criador é o estro, ou seja, o período em que ocorre a manifestação do cio, que tem duração de 12 a 96 horas, ocorrendo, então, ao seu final, a ovulação. O cio é o momento em que deve acontecer a cobertura, já que ao seu final o óvulo estará pronto para a concepção. Pode ser identificado por sintomas como vulva inchada, com muco vaginal, a fêmea se apresenta inquieta, nervosa, berrando além do normal, abanando constantemente a cauda, montando e sendo montada por companheiras.
O cio propriamente dito ocorre quando a cabra aceita a monta seja de um bode seja de outra cabra. A duração média da gestação em caprinos é de 150 dias.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Cresce a criação de cabras leiteiras na agropecuária!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos Online, da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.
Olá.Boa matéria, embora não tenha encontrado o que buscava. Seria interessante acrescentar a vida útil Reprodutiva das Cabras. Obrigado.
Olá,Rudival
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Encaminhamos sua sugestão para o nosso setor de projetos.
O CPT disponibiliza cursos na área de Criação De Cabras, sendo que ao adquirir e realizar os estudos do mesmo, o aluno aprimora seus conhecimentos, além de enriquecer sua grade curricular.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77