Cabras leiteiras: início da atividade reprodutiva

Os caprinos devem iniciar sua vida reprodutiva assim que atingem pelo menos 70% do peso vivo de um adulto (35 kg para as cabras e 45 kg para os bodes), variando conforme o porte da raça

Cabras leiteiras: início da atividade reprodutiva   Artigos Cursos UOV

 

Os caprinos devem iniciar sua vida reprodutiva assim que atingem pelo menos 70% do peso vivo de um adulto. Isso significa um peso próximo a 35 kg para as cabras e 45 kg para os bodes, com ligeira variação, conforme o porte da raça, o que demonstra sua grande precocidade.

“Em animais criados sob um bom manejo, esse peso pode ser atingido por volta dos sete a oito meses de idade. As fêmeas que atingem essa fase podem ser colocadas na presença de um bode, para que a cobertura seja feita, assim que o primeiro cio neste peso se manifestar”, afirma Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, Médica Veterinária. Pós-graduada em tecnologia de laticínios. Diretora técnica da Associação Mineira de Criadores.

Os caprinos são animais poliéstricos, ou seja, as fêmeas apresentam vários cios, que se repetem a cada 21 dias. Essa manifestação do cio ocorre o ano todo para espécies adaptadas aos trópicos, ou raças originárias de regiões de clima temperado, de forma estacional, em determinadas épocas do ano, geralmente final de verão e início de outono. Essa época é marcada por uma alteração do fotoperíodo, com a ocorrência de dias curtos.

Este é um fator de grande importância a ser considerado no manejo, já que a sazonalidade reprodutiva leva também à sazonalidade da produção. Por causa desse comportamento, a oferta de leite fica muito alta durante a primavera e início do verão, e cai fortemente durante o final do verão e ao longo do outono e inverno.

A cabra apresenta um ciclo estral dividido em quatro fases:


- Proestro;
- Estro;
- Metaestro; e
- Diestro.

Em cada uma dessas etapas do ciclo, a cabra passa por modificações em seu comportamento e também na estrutura de seu aparelho reprodutivo, que vai sendo preparado para a concepção e para a gestação.

Em termos de manejo, a fase que deve ser considerada mais importante pelo criador é o estro, ou seja, o período em que ocorre a manifestação do cio, que tem duração de 12 a 96 horas, ocorrendo, então, ao seu final, a ovulação. O cio é o momento em que deve acontecer a cobertura, já que ao seu final o óvulo estará pronto para a concepção. Pode ser identificado por sintomas como vulva inchada, com muco vaginal, a fêmea se apresenta inquieta, nervosa, berrando além do normal, abanando constantemente a cauda, montando e sendo montada por companheiras.

O cio propriamente dito ocorre quando a cabra aceita a monta seja de um bode seja de outra cabra. A duração média da gestação em caprinos é de 150 dias.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Cresce a criação de cabras leiteiras na agropecuária!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online, da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você