A criação de cabras leiteiras está cada vez mais presente na agropecuária brasileira, conquistando e mantendo novos mercados para o leite de cabra e seus derivados. Entre os produtos dessa atividade, destacam-se o leite pasteurizado, leite ultrapasteurizado (UHT), leite esterilizado, leite em pó, iogurtes, sorvetes, doces e queijos.
Como a oferta de produtos tem crescido, a competição pelo mercado também é uma realidade, exigindo maior eficiência de todos os componentes da cadeia produtiva. Neste sentido, a necessidade de aumento da produção de leite de cabras tem levado os criadores a buscar maior eficiência, analisando e alterando pequenos detalhes das instalações e do manejo que possam estar comprometendo a lucratividade. É necessário, portanto, que haja certos cuidados com o ambiente, o conhecimento dos hábitos e, principalmente, a preocupação com o conforto e a tranquilidade da criação.
Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, Médica Veterinária, Pós-graduada em tecnologia de laticínios e Diretora técnica da Associação Mineira de Criadores, afirma que, em qualquer sistema, todos os animais estão sob a ação do ambiente, das instalações e das práticas de manejo, que podem prejudicar, ou ajudar, o animal na expressão de seu potencial de produção.
O capril
O capril geralmente é a instalação mais indicada para a criação de cabras para a produção de leite em confinamento; por isso, merece planejamento por parte de caprinocultor.
- Localização do capril
No planejamento do capril, deve-se dar atenção especial à sua localização (acesso facilitado e estradas de boa qualidade); à direção do sol, nível de insolação e predominância de ventos, evitando a entrada direta do vento sul; e facilitar o acesso às pastagens, e também às áreas de forragens cultivadas como capineiras, banco de proteínas ou outras plantações.
- Terreno
O capril deve ser construído em terreno mais elevado, de forma a garantir boa drenagem da água da chuva.
- Piso
Com relação ao tipo de piso, existem duas opções: piso suspenso com ripado ou piso de chão batido.
O manejo
O manejo de cabras é relativamente fácil, pois os caprinos são animais rústicos, que se adaptam bem a condições climáticas extremas, como a seca. Outra vantagem é que elas ocupam pouco espaço, o que reduz os custos do produtor com instalações.
- Manejo alimentar e produção
O manejo alimentar também é muito simples, pois os caprinos não são exigentes quanto à dieta. Embora as cabras produzam menos leite que as vacas, elas consomem menos alimentos: oito cabras consomem o mesmo que uma vaca adulta.
- Gestação e doenças
Mais uma vantagem é que a gestação das cabras é menor do que a das vacas. Além disso, as cabras são bem mais resistentes a doenças, como a tuberculose.
- O leite
O leite de cabra é considerado um dos alimentos mais nutritivos, sendo fonte de vitaminas A, B e C, além de minerais essenciais, como ferro, fósforo e cálcio. Inclusive o leite caprino pode ser oferecido a crianças em amamentação e a pessoas com intolerância à lactose.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Cabras leiteiras: início da atividade reprodutiva
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos Online UOV, da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77