Cinco dicas para melhorar os resultados nas vendas

A efetuação das vendas, muitas vezes, não ocorre devido a equívocos na execução do trabalho dos vendedores e gestores comerciais

Vendedor e Cliente

Quando um consumidor entra em uma loja, logo aparecem diferentes funcionários para efetuar o atendimento, geralmente com a mesma postura passiva de “fique a vontade”, “qualquer coisa é só me chamar” ou “se quiser experimentar algo, o provador é logo ali”, se afastando em seguida. Na maioria desses casos, o cliente sai da loja sem nem se interessar por nenhuma mercadoria específica, ao ponto de, muitas vezes, sua saída nem ser notada. Casos como esse são comuns quando o funcionário exerce a sua função de atendente, mas esquece de desempenhar o seu papel de vendedor.

O atendente de loja é o profissional responsável por receber os clientes, realizar as vendas e auxiliar em praticamente todas as atividades da loja, se relacionando, portanto, com todas as áreas do estabelecimento. Desse modo, o atendente deve recepcionar a todos que entrarem na loja, fazer demonstrações dos produtos, tirar dúvidas, organizar prateleiras e estoque, fazer a reposição de produtos nos mostruários, nas vitrines e nos manequins e, principalmente, deve prezar pelo bom atendimento e pela satisfação dos clientes. Entretanto, Jonas Pires, professor do Curso Online Capacitação de Atendente de Loja Técnicas de Vendas, explica que “por mais que todas essas tarefas devam ser realizadas com dedicação, a mais importante delas é a de vendedor, pois é por meio da venda que se dá a interação com os clientes, a sua fidelização e são gerados lucros para a loja”.

Diante disso, é possível perceber que a efetuação das vendas, muitas vezes, não ocorre devido a equívocos na execução do trabalho dos vendedores e gestores comerciais. Confira abaixo as cinco dicas para melhorar os resultados nas vendas.

 

1 – Atenção para contratar

Inúmeras pessoas escolhem a profissão de vendedor por necessidade, sem se atentarem para o perfil exigido pela atividade. Cabe aos gestores da empresa identificarem esses casos e, no momento da contratação, evitar escolher quem não tem, de fato, aptidão para a atividade.

 

2 – É preciso estudar sobre que será vendido

Em muitas situações, o cliente sai à procura de um determinado produto que não conhece muito bem, necessitando, dessa forma, da ajuda do atendente para escolher a melhor opção para atender suas necessidades. Caso o vendedor não conheça o produto e não saiba tirar as dúvidas do público ou apresentar a mercadoria de modo a apontar suas vantagens e desvantagens, a chance de um interessado não concluir a compra por receio de adquirir o produto é muito grande.

 

3 – Mantenha contato com o público

Sempre que possível, informe seus clientes sobre as novidades, produtos diferenciados e promoções da loja para atraí-los ao estabelecimento. Utilize as tecnologias para isso, como aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail, redes sociais e outros, mas sem inconveniência, respeitando os horários comerciais e evitando mensagens em massa.

 

4 – Agrade sempre

Tente ao máximo superar as expectativas do cliente, por mais exigente que ele seja. Se a loja não possui um produto exatamente como ele deseja, ofereça ideias e sugestões de alternativas que possam ser até melhores. Mesmo que ele não compre nada, a experiência do bom atendimento pode ser o suficiente para fazê-lo voltar em outra oportunidade.

 

5 – Não esqueça o ambiente físico

Ser bem atendido é ótimo, mas ser bem atendido em um ambiente acolhedor, com visual moderno e bonito é muito mais. Invista na aparência do estabelecimento e na elaboração das vitrines, isso é um atrativo muito positivo. Não precisa de luxo, apenas de bom gosto.

 

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Fonte: Administradores - administradores.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

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