Em se tratando de residências, limpeza é sinônimo de saúde, e por isso, é preciso manter tudo sempre limpo. A vida moderna exige praticidade, principalmente quando o assunto é a limpeza da casa, que é composta, geralmente, de atividades cansativas e que tomam muito tempo.
Alguns itens, por exemplo, devem estar sempre limpos para evitar algumas doenças, devido ao contato direto que temos com eles.
Karla Teixeira e Márcia Fontes, professora do Curso Online UOV Limpeza Fácil, explicam que é fundamental para a manutenção do lar o emprego de técnicas eficientes de limpeza inteligente, que removem as sujeiras e impurezas sem esforço e, ainda, não causem danos aos pisos, móveis, tecidos, entre outros.
O travesseiro é um dos nossos maiores companheiros da noite. Todo mundo sonha em encostar sua cabeça em um logo após um dia cansativo e estressante. Por conta disso, é preciso que, além de confortável, ele esteja limpo. Isso porque a sujeira que vai se acumulando nele pode provocar diversas doenças, inclusive respiratórias, quando sua limpeza é negligenciada.
Em primeiro lugar, deve-se escolher o melhor modelo, isto é, o que se adapte melhor às suas necessidades e seja confortável. Depois, é preciso manter um cuidado diário, evitando que ele fique sujo.
Confira a seguir algumas dicas para manter seu travesseiro sempre limpo:
- Fronha
A fronha é de uso indispensável. Isso porque, além de ser fácil trocá-la e limpá-la, ela ajuda a evitar o desgaste do travesseiro e a diminuir a frequência de lavagens dele. Ainda, ela ajuda a evitar o acúmulo de microrganismos como bactérias, ácaros e insetos, que gostam de viver em colchões e travesseiros expostos. Então, se você usa travesseiro sem fronha, mude seu hábito! Use fronha e troque-a regularmente.
- Água
Hoje em dia, muitos travesseiros são fabricados com materiais que não suportam muita água e lavagens. Por conta disso, ao serem lavados, costumam se deformar e causar incômodos na hora de dormir. Também, o excesso de água ou uma secagem malfeita pode atrair fungos que prejudicam a sua saúde e, principalmente, seus olhos.
- Secagem
Como dito, para evitar que o seu travesseiro abrigue fungos, seque-o bem, caso precise lavá-lo. Para tipos que não podem ser lavados em máquinas, uma boa opção é um borrifador de água e um pano limpo, para que ele possa ser higienizado. Caso você decida lavá-lo por completo, elimine todo o excesso de água e deixe-o secando à sombra e em locais ventilados. Evite o sol!
- Sol
Por que evitar o sol para secar o travesseiro? A resposta já foi dada acima: travesseiros estão mais propensos à proliferação de fungos e ácaros, caso não sejam bem cuidados. A exposição ao sol também pode deixá-los amarelados.
Para concluir, vale ressaltar que, antes de lavar, informe-se sobre qual a melhor forma de lavagem para o seu modelo.
Conheça nossos Cursos Online da Área Casa Prática:
Limpeza Fácil
Como Organizar sua Casa
Fonte: MSN Estilo de Vida – msn.com/pt-br/saude/
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77