Como enfrentar o mofo e os ácaros no inverno

A principal medida de prevenção é evitar exposição intensa a esses microrganismos

Mofo

As alergias mais comuns são as alimentares e as respiratórias. Estas, na época do outono e inverno, costumam piorar, pois o ar seco e frio tende a irritar mais a mucosa nasal, sem contar que nossa imunidade fica mais baixa, contribuindo para crises mais frequentes.

Os principais agentes responsáveis pelas reações alérgicas respiratórias são os ácaros e os fungos, popularmente chamados de mofo. Segundo Karla Maria Damiano Teixeira e Márcia Barroso Fontes, professoras do Curso Online Como Organizar sua Casa da Universidade Online de Viçosa, eles “se encontram, principalmente, nas paredes com problemas de umidade, animais de estimação, dentro de armários, atrás dos móveis, cortinas e tapetes, roupas de cama e estofados em geral”, ou seja, qualquer espaço que contenha alta umidade e acumule poeira.

Todas as pessoas podem desenvolver quadros alérgicos, independente da idade. A principal medida de prevenção, portanto, é evitar exposição intensa a esses microrganismos. Para isso, a limpeza da casa e local de trabalho e higienização correta dos objetos são fundamentais.

Embora existam muitas outras ações para livrar sua casa de ácaros e mofos, confira abaixo algumas medidas preventivas que podem ser realização facilmente.

  • Mantenha a casa sempre arejada, pois a circulação de ar combate a umidade e evita que microrganismos, como vírus e bactérias, acumulem no ambiente doméstico.
  • Coloque frequentemente colchões, travesseiros, bichos de pelúcia e almofadas expostos ao sol. Embora isso não extermine os ácaros completamente, auxilia a diminuir significativamente seu número; além disso, o aquecimento elimina a umidade, condição vital para a existência de mofo.
  • Dê banhos periódicos nos animais, conforme orientação do veterinário, para que eles estejam sempre limpos. Além de ser benéfica à saúde dos próprios pets, a higienização dos pelos evita acúmulo de microrganismos.
  • Evite vassouras e espanadores, pois varrer e espanar levantar muita poeira. Prefira um pano limpo e levemente úmido para a limpeza dos móveis e objetos e aspirador de pó e pano de chão úmido para a limpeza do chão.
  • Cuidado com quadros de umidade excessiva: se você identificou o início de alguma infiltração na parede ou no teto, tome providências rapidamente. A ação rápida evita a proliferação de fungos e ainda diminui os danos à construção.
  • Aspire e higienize, pelo menos duas vezes por semana, tapetes, poltronas e sofás. Lave as cortinas e cúpulas de tecido dos abajures frequentemente.
  • Use desumidificadores nos armários para evitar mofo.
  • Coloque capas protetoras em travesseiros e colchões e troque-as sempre.

Conheça os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área Casa Prática

Curso Online Como Organizar Sua Casa

Curso Online Limpeza Fácil

 

Fonte: Litoral Hoje - litoralhoje.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Salvar

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você