Dicas para facilitar a limpeza e organização da casa

Medidas simples podem tornar a faxina mais leve e rápida

Limpeza

A limpeza e organização da casa são tarefas que exigem tempo e esforço, entretanto, nos dias atuais, nos quais toda a família trabalha fora e passa mais tempo na rua do que em casa, é praticamente impossível despender horas com faxina. Algumas dicas podem ajudar nessa tarefa e torná-la menos cansativa e demorada. Confira!

Comece pelo pesado: geralmente, é no início da faxina que estamos com mais disposição e empenho, por isso, comece a arrumação pelos cômodos mais bagunçados ou mais sujos. Passada a parte mais difícil, o trabalho flui mais rápido.

Rotina, planejamento e organização: Não existe nada pior do que, ao terminar a faxina, você se lembrar de que não tirou o pó dos móveis, por exemplo. Para evitar isso, siga uma mesma sequência de limpeza todas as vezes que for limpar a casa, daí fica mais difícil de esquecer alguma etapa. Também, planeje sua faxina de modo a não precisar ficar parado enquanto uma área seca ou o produto químico faça efeito, pois você pode otimizar seu tempo realizando outras tarefas enquanto aguarda.

Lembre-se que tentar manter as coisas em ordem durante a semana facilita muito o momento da faxina. É menos coisas para guardar, ajeitar e juntar. Se pegou um objeto, devolva-o ao seu lugar após o uso, nada de colocar em cima de criados ou cômodas. Tenha cestos próprios para roupas sujas e cabideiros ou araras para pendurar roupas que você usou, mas poderá reutilizar mais alguma vez antes da lavagem. Organizar o espaço em que vivemos é uma característica do ser humano que, em virtude da sua inteligência, tornou-se civilizado e procura, assim, o bem-estar e conforto. Entretanto, essa procura exige esforço. “Aqueles inseridos no mercado de trabalho, se não se organizarem, serão escravos das atividades domésticas quando não estiverem fazendo o seu trabalho profissional e será o mesmo que ter duas jornadas.”, atentam as professoras Karla Maria Damiano Teixeira e Márcia Barroso Fontes, responsáveis técnicas pelo Curso Online Como Organizar sua Casa da Universidade Online de Viçosa.

Produtos de limpeza: a organização dos produtos de limpeza proporciona controle de estoque, ou seja, você sempre saberá quando um produto está acabando e precisa ser colocado na lista de compra. Além disso, procure reunir todos os produtos em um balde ou carrinho para que, no momento da arrumação, você possa carregá-los pela casa, evitando ir buscar um produto diferente toda a vez que for necessário.

Quantidade: Utilize uma quantidade suficiente dos produtos na hora da limpeza, sem exagerar. Algumas tarefas tornam-se mais árduas com esse excesso, pois você gastará mais tempo e, às vezes, força para a remoção completa. Procure usar, também, o produto certo para cada tipo de superfície ou sujeira, pois isso evita danos aos objetos, pisos, entre outros.

Aspirador de pó: Varrer nem sempre é a melhor forma de começar a limpeza do chão, pois faz com que boa parte da poeira suba e se espalhe, dificultando demais a vida de quem tem alergias, principalmente. Aspirar a sujeira antes de passar um pano úmido no chão é menos cansativo e promove melhor remoção de sujidades dos cantos e frestas. Além disso, esse equipamento é essencial para a limpeza de estofados e tapetes.

Foco: Você pode dividir o foco da faxina para torná-la menos cansativa. Veja esta dica: Em uma semana, faça faxina pesada na cozinha e sala e uma mais superficial nos quartos e, na semana seguinte, inverta, dando mais atenção aos quartos e organizando a cozinha e sala sem se preocupar com o interior de armários, parte de trás da mobília etc. Apenas evite incluir os banheiros nesse esquema, pois eles exigem total higienização sempre que possível.

Utensílios específicos: Evite usar os mesmos materiais, como panos de chão, escovinhas e buchas, nos diferentes ambientes da casa. Por exemplo, não use os panos de limpar o banheiro na cozinha, pois isso previne contaminações. Uma sugestão é utilizar materiais de cores diferentes para cada parte da casa para não se confundir.

Postura: Poupe sua coluna e membros evitando pegar ou arrastar objetos pesados sozinho. Para isso, coloque todos da família para ajudar na faxina e peça ajuda nesses momentos. Também, ao limpar os cantos mais baixos, o ideal é abaixar totalmente o seu corpo para não sobrecarregar as costas e pernas, do mesmo modo que, para limpar superfícies altas, utilizar escadas domésticas com pés antiderrapantes e que sejam firmes.

Timing: Mesmo que você tenha um dia determinado para promover a limpeza da casa, se caiu algo no chão ou você, sem querer, trouxe sujeira da rua nos sapatos e marcou a casa inteira, limpe imediatamente. Isso evitará manchas permanentes e sujeiras incrustadas, difíceis de remover. Além disso, é uma forma de manter o ambiente sempre limpo e mais fácil de ser faxinado, sem deixar tudo para um único dia.

 

Adquira o Curso Online Como Organizar sua Casa da Universidade Online de Viçosa e desfrute de muito mais dicas e técnicas que, com certeza, te ajudarão a manter um ambiente doméstico em ordem, limpo e capaz de promover o bem-estar de todos!

 

Fonte: Dicas de mulher – dicasdemulher.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Salvar

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Ariane Nunes Pereira

10 de fev de 2021

Interece no curso

Resposta do Portal Cursos UOV

11 de fev de 2021

Olá, Ariane 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika


Adriana

15 de fev de 2020

Trabalho como diarista, e quero aperfeiçoar meu trabalho, como faço?

Resposta do Portal Cursos UOV

5 de mar de 2020

Olá Adriana!

Que tal aperfeiçoar o seu trabalho com o Curso CPT Treinamento de Empregada Doméstica?

Para saber mais sobre o curso basta acessar o link: https://bit.ly/32U3muI

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você