Dicas para facilitar a limpeza e organização da casa

Medidas simples podem tornar a faxina mais leve e rápida

Limpeza

A limpeza e organização da casa são tarefas que exigem tempo e esforço, entretanto, nos dias atuais, nos quais toda a família trabalha fora e passa mais tempo na rua do que em casa, é praticamente impossível despender horas com faxina. Algumas dicas podem ajudar nessa tarefa e torná-la menos cansativa e demorada. Confira!

Comece pelo pesado: geralmente, é no início da faxina que estamos com mais disposição e empenho, por isso, comece a arrumação pelos cômodos mais bagunçados ou mais sujos. Passada a parte mais difícil, o trabalho flui mais rápido.

Rotina, planejamento e organização: Não existe nada pior do que, ao terminar a faxina, você se lembrar de que não tirou o pó dos móveis, por exemplo. Para evitar isso, siga uma mesma sequência de limpeza todas as vezes que for limpar a casa, daí fica mais difícil de esquecer alguma etapa. Também, planeje sua faxina de modo a não precisar ficar parado enquanto uma área seca ou o produto químico faça efeito, pois você pode otimizar seu tempo realizando outras tarefas enquanto aguarda.

Lembre-se que tentar manter as coisas em ordem durante a semana facilita muito o momento da faxina. É menos coisas para guardar, ajeitar e juntar. Se pegou um objeto, devolva-o ao seu lugar após o uso, nada de colocar em cima de criados ou cômodas. Tenha cestos próprios para roupas sujas e cabideiros ou araras para pendurar roupas que você usou, mas poderá reutilizar mais alguma vez antes da lavagem. Organizar o espaço em que vivemos é uma característica do ser humano que, em virtude da sua inteligência, tornou-se civilizado e procura, assim, o bem-estar e conforto. Entretanto, essa procura exige esforço. “Aqueles inseridos no mercado de trabalho, se não se organizarem, serão escravos das atividades domésticas quando não estiverem fazendo o seu trabalho profissional e será o mesmo que ter duas jornadas.”, atentam as professoras Karla Maria Damiano Teixeira e Márcia Barroso Fontes, responsáveis técnicas pelo Curso Online Como Organizar sua Casa da Universidade Online de Viçosa.

Produtos de limpeza: a organização dos produtos de limpeza proporciona controle de estoque, ou seja, você sempre saberá quando um produto está acabando e precisa ser colocado na lista de compra. Além disso, procure reunir todos os produtos em um balde ou carrinho para que, no momento da arrumação, você possa carregá-los pela casa, evitando ir buscar um produto diferente toda a vez que for necessário.

Quantidade: Utilize uma quantidade suficiente dos produtos na hora da limpeza, sem exagerar. Algumas tarefas tornam-se mais árduas com esse excesso, pois você gastará mais tempo e, às vezes, força para a remoção completa. Procure usar, também, o produto certo para cada tipo de superfície ou sujeira, pois isso evita danos aos objetos, pisos, entre outros.

Aspirador de pó: Varrer nem sempre é a melhor forma de começar a limpeza do chão, pois faz com que boa parte da poeira suba e se espalhe, dificultando demais a vida de quem tem alergias, principalmente. Aspirar a sujeira antes de passar um pano úmido no chão é menos cansativo e promove melhor remoção de sujidades dos cantos e frestas. Além disso, esse equipamento é essencial para a limpeza de estofados e tapetes.

Foco: Você pode dividir o foco da faxina para torná-la menos cansativa. Veja esta dica: Em uma semana, faça faxina pesada na cozinha e sala e uma mais superficial nos quartos e, na semana seguinte, inverta, dando mais atenção aos quartos e organizando a cozinha e sala sem se preocupar com o interior de armários, parte de trás da mobília etc. Apenas evite incluir os banheiros nesse esquema, pois eles exigem total higienização sempre que possível.

Utensílios específicos: Evite usar os mesmos materiais, como panos de chão, escovinhas e buchas, nos diferentes ambientes da casa. Por exemplo, não use os panos de limpar o banheiro na cozinha, pois isso previne contaminações. Uma sugestão é utilizar materiais de cores diferentes para cada parte da casa para não se confundir.

Postura: Poupe sua coluna e membros evitando pegar ou arrastar objetos pesados sozinho. Para isso, coloque todos da família para ajudar na faxina e peça ajuda nesses momentos. Também, ao limpar os cantos mais baixos, o ideal é abaixar totalmente o seu corpo para não sobrecarregar as costas e pernas, do mesmo modo que, para limpar superfícies altas, utilizar escadas domésticas com pés antiderrapantes e que sejam firmes.

Timing: Mesmo que você tenha um dia determinado para promover a limpeza da casa, se caiu algo no chão ou você, sem querer, trouxe sujeira da rua nos sapatos e marcou a casa inteira, limpe imediatamente. Isso evitará manchas permanentes e sujeiras incrustadas, difíceis de remover. Além disso, é uma forma de manter o ambiente sempre limpo e mais fácil de ser faxinado, sem deixar tudo para um único dia.

 

Adquira o Curso Online Como Organizar sua Casa da Universidade Online de Viçosa e desfrute de muito mais dicas e técnicas que, com certeza, te ajudarão a manter um ambiente doméstico em ordem, limpo e capaz de promover o bem-estar de todos!

 

Fonte: Dicas de mulher – dicasdemulher.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Salvar

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você